O enraizamento dos jovens na fé, a educação cristã das crianças e o reforço das famílias são as questões que mais preocupam D. Najib Michael Moussa, Arcebispo católico caldeu de Mossul e Akre. É por isso que ele tem intensificado tanto a catequese para as crianças e os adolescentes, bem como o acompanhamento das famílias.
O Centro Catequético “Jesus, o Rei” em Malabarwan, perto de Akre, é o “coração” destas actividades. Situa-se na região autónoma do Curdistão, para onde numerosas famílias fugiram em 2014, quando o auto-proclamado Estado Islâmico conquistou violentamente Mossul. Actualmente, algumas famílias que vivem na proximidade do centro vêm de Mossul e chegaram à região de Akre como refugiados.
Por exemplo, 60 crianças entre os 4 e os 12 anos reúnem-se uma vez por semana para a catequese. Durante os meses de Verão, há um curso intensivo de dois meses, três vezes por semana.
Os pais estão muitas vezes tão assoberbados pelas preocupações do dia-a-dia que não conseguem dar aos filhos uma sólida educação cristã”, conta-nos. Para além disso, o arcebispo dá igualmente muita importância ao facto das crianças serem educadas “socialmente” e não ficarem permanentemente isoladas no consumo dos media modernos. Durante os encontros, as crianças têm ainda a ocasião de brincar juntas e de experimentar a vida em comunidade.
Mas o programa não se limita às crianças. Os pais devem igualmente ser acompanhados e sensibilizados para as necessidades religiosas dos seus filhos. Assim, temos reuniões de mulheres, com 65 participantes, e encontros para famílias nos quais participam 45 famílias.
O arcebispo pede-nos ajuda e nós gostaríamos de apoiar este inestimável trabalho do Centro Catequético com 10.500 €. Desta forma, contribuímos também para que os Cristãos não abandonem o Médio Oriente e para que se mantenham fiéis à fé que foi semeada naqueles lugares há 2000 anos. Quanto mais fortemente enraizados aí estiverem na vida da Igreja, menor será a probabilidade de emigrarem para outras partes do mundo.
VAMOS FORTALECÊ-LOS E ENCORAJÁ-LOS!
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.