IRAQUE: Atentado contra primeiro-ministro visa “bloquear” projecto de país baseado na lei e justiça, diz Cardeal Sako

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 12 Novembro, 2021

O atentado na madrugada de Domingo, dia 7 de Novembro, contra a residência do primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kazemi, teve como objectivo “bloquear” o projecto de um Iraque forte, de um país “baseado na lei, cidadania, ordem e justiça”, afirma o Cardeal Louis Rafael Sako.

O atentado ocorreu nas imediações do Patriarcado onde se encontrava na ocasião D. Louis Sako, tal como o próprio revelou à agência de notícias AsiaNews. “Entre os fiéis” que assistiram à missa no domingo, “houve uma grande tristeza pelo ataque, mas também a felicidade” por Kazemi ter escapado ileso.

Apesar de não se saber quem terá sido o autor do atentado, o Cardeal Sako acredita que poderá ter sido da responsabilidade de terroristas do Daesh, o Estado Islâmico. De qualquer forma, diz, “é claro que o objectivo é desestabilizar, criar confusão e interromper o trabalho do primeiro-ministro, que quer construir um Iraque que não esteja isolado” no cenário internacional.

O atentado ocorreu nas imediações do Patriarcado onde se encontrava na ocasião D. Louis Sako.

O Papa Francisco também expressou de imediato a sua solidariedade para com Mustafà al-Kadhimi. Através de um telegrama assinado pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Santo Padre condenou o “vil acto terrorista” e reiterou a sua “proximidade na oração” e a confiança de que, com a bênção de Deus, o povo iraquiano possa prosseguir “com sabedoria e determinação o caminho da paz por meio do diálogo e da solidariedade fraterna”.

O Papa Francisco, recorde-se, visitou o Iraque entre os dias 5 a 8 de Março deste ano, tendo estado em Bagdad, Mosul, Qaraqosh e Erbil, numa viagem que sinalizou o grande afecto pela sofrida comunidade cristã deste país.