HISTÓRIAS DE SUCESSO

ÍNDIA: Uma nova capela para uma aldeia periférica

Os fiéis da paróquia de Cristo Rei, em Damanpur, no estado de Bengala, agradecem o apoio para a construção da sua nova capela dedicada a São José

A Paróquia de Cristo Rei em Damanpur está situada no estado de Bengala a leste da Índia. A paróquia é muito activa, especialmente no seu trabalho com crianças e jovens. Há catequese ao Domingo para as várias idades e numerosos grupos de jovens, com um ênfase particular no amor pela adoração eucarística e a devoção à Virgem Maria.

Há muitos acólitos e as liturgias são celebradas amorosamente com cânticos – um aspecto importante na cultura do povo Santal – acompanhados de instrumentos musicais tradicionais. As mulheres organizam-se em grupos de oração, leitura bíblica, visitas aos doentes e ajuda a quem precisa, e os homens também desempenham um papel activo na vida da Igreja, colocando-se ao serviço da comunidade.

Uma das aldeias periféricas da paróquia é Sambalpur. A maioria dos fiéis pertece à tribo Santal. São muito pobres e vivem numa zona isolada. Antigamente eram caçadores recolectores, e hoje vivem do trabalho da terra, apesar de muitos continuarem a cultivar a sua arte de trabalhar a madeira.

No passado, os padres visitavam regularmente a aldeia e celebravam a Santa Missa, muitas vezes ao ar livre, uma vez que a aldeia não havia capela. Apesar de terem recebido um terreno de um idoso para a construção de uma pequena igreja, a comunidade não tem sido capaz de embarcar nessa aventura devido à pobreza.

Finalmente, em 2019, os fiéis tentaram mais uma vez junto do pároco, mas o que ele podia oferecer eram umas chapas onduladas que tinham sido arrancadas da escola primária uns tempos antes durante uma tempestade. As pessoas aceitaram-nas de bom grado e, com os modestos meios angariados, compraram mais umas chapas e construíram uma capela temporária. Era à partida demasiado pequena para acolher todos os fiéis. Então, o Bispo Clemente Tirkey da Diocese de Jalpaiguri, pediu ajuda à Fundação AIS para que a comunidade conseguisse construir uma capela em condições. Mais uma vez, os nossos benfeitores não recusaram e pudemos contribuír com 24.000€.

Tanto os padres como o povo ficaram cheios de alegria quando, a 30 de Outubro de 2023, o seu bispo finalmente consagrou a nova capela, na presença de muitos dos sacerdotes e uma multidão de fiéis. Entre cânticos e danças tradicionais, a grande procissão dirigiu-se à pequena igreja onde foi celebrada a Santa Missa pela primeira vez.

Em nome de todos os que assistiram à consagração solene da Igreja em Sambalpur e de todos os fiéis da Diocese de Jalpaiguri, quero agradecer a generosa ajuda que nos deram. Foi uma grande alegria receber o vosso apoio.

O vigário episcopal da diocese está convencido de que esta igreja, dedicada a São José, que é tantas vezes invocado em dificuldades, irá também atrair peregrinos de outras partes da diocese.

Também nós agradecemos de coração a todos os que contribuíram com generosos donativos. Que Deus vos recompense a todos.

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.