ÍNDIA: Fundação AIS quer distribuir 30 mil Bíblias em língua Khasi para as populações do nordeste do país

No extremo nordeste da Índia, numa região pobre e subdesenvolvida, onde predominam comunidades rurais e minorias étnicas desfavorecidas, os chamados povos tribais, a Fundação AIS está empenhada num projecto muito especial para a vida da Igreja: a distribuição de cerca de trinta mil exemplares da Bíblia na língua Khasi.

Existem 15 dioceses católicas nesta região em que a presença da Igreja remonta apenas ao final do século XIX. No entanto, apesar disso, a Igreja tem desempenhado um papel importante na coesão da comunidade, aproximando grupos, tradições e culturas. Muitos dos fiéis católicos pertencem ao grupo étnico Khasi e encontram-se numa região caracterizada por inúmeros vales e densas florestas.

Originalmente uma tribo animista, os Khasi acreditavam em espíritos e praticavam a adoração de antepassado até que, com a chegada dos primeiros missionários, muitos descobriram Jesus e converteram-se ao Evangelho e constituem hoje uma comunidade religiosa activa.

A pensar neles, há alguns anos, a Fundação AIS conseguiu imprimir e distribuir por muitas paróquias locais alguns exemplares da Bíblia na língua Khasi. A iniciativa foi um sucesso a ponto de a edição original estar já completamente esgotada impondo-se uma reedição.

O interesse pelo estudo bíblico é de facto muito relevante não sendo estranho encontrar famílias que se reúnem para aprofundar os seus conhecimentos e para rezar em conjunto. A própria Igreja local organiza seminários bíblicos a nível diocesano e paroquial mas há ainda um enorme caminho a percorrer até que todos possam ter o seu exemplar da Bíblia traduzida para a língua do dia-a-dia.

A comunidade local é muito pobre e ficou ainda numa situação mais débil com a pandemia do coronavírus. Por isso, e como este projecto, apesar de muito desejado, ser economicamente inviável, a Igreja pediu ajuda à Fundação AIS para custear a impressão e distribuição de trinta mil exemplares da Bíblia nesta língua local, o que significará que algumas pessoas pertencentes também ao grupo étnico Khasi e que vivem no vizinho Bangladesh serão também contempladas com o Livro Sagrado.

D. Victor Lyngsdon Arcebispo de Shillong, enviou uma mensagem para a Fundação AIS a agradecer o apoio dos benfeitores para que este projecto tão especial e desejado possa mesmo realizar-se. “O vosso apoio será uma ajuda imensa para os nossos esforços no sentido de tornar o uso da Bíblia ainda mais popular entre as pessoas de língua Khasi aqui presentes”, disse o Arcebispo. “Que Deus vos abençoe a todos”, acrescentou. Agora, está nas mãos dos benfeitores da AIS em todo o mundo que todos estes exemplares da Bíblia venham mesmo a ser distribuídos pela comunidade local…

Relatório da Liberdade Religiosa

Embora a Índia possa ser geralmente vista como uma democracia multi-religiosa com uma história rica de diversidade religiosa e pluralismo, incidentes religioso-nacionalistas crescentes colocaram-na numa lista de observação global por violar as liberdades religiosas básicas de uma grande parte dos seus cidadãos. O nível crescente de restrições aos Cristãos e outras minorias religiosas não hindus, é profundamente desconcertante.

ÍNDIA

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.