HONDURAS: Igreja desenvolve trabalho pastoral junto das comunidades vítimas dos traficantes de droga

Muita pobreza, constantes apagões de electricidade e, principalmente, a violência dos “maras”, os violentos grupos que controlam o tráfico da droga. A vida nas Honduras é difícil e a Igreja Católica procura estar ao lado das famílias, desenvolvendo, apesar de todas as dificuldades, um notável trabalho pastoral. Verónica Katz, responsável de projectos da Fundação AIS para a América Central, visitou recentemente este país onde há muito por fazer e onde se nota também muito a falta de sacerdotes…

Primeiro, a pobreza. “As Honduras são o segundo país mais pobre da América Latina, com 75% da população a viver na pobreza e com elevados níveis de desigualdade.” Verónica Katz, coordenadora de projectos da Fundação AIS para a América Central, esteve recentemente de visita a este país e faz um retrato preocupante da situação que encontrou. Com destaque para a violência das “maras”, os gangues que actuam no mercado da droga e são muito violentos.

O país enfrenta uma grave crise energética, com constantes apagões para racionamento de electricidade. Além disso, as condições climáticas extremas levaram a estações de seca ou, noutras ocasiões, a chuvas torrenciais e grandes inundações, que são terríveis para a agricultura. No entanto, há uma ameaça ainda maior, que é a violência dos ‘maras’.”

Não é possível falar das Honduras sem uma referência directa a estes grupos que controlam o lucrativo negócio das drogas. Verónica diz que são “bandos” da América Central e que se caracterizam pela sua enorme violência. Uma violência que está presente em todo o lado e que se faz sentir inclusivamente na vida quotidiana das famílias.

“As Honduras são uma rota de trânsito do tráfico de droga para a União Europeia e outros países. Os ‘maras’ hondurenhos controlam praticamente todo o tráfico. As famílias têm dificuldade em manter os negócios devido ao ‘imposto de guerra’, uma taxa que as ‘maras’ impõem aos cidadãos e que muitas vezes é impossível de pagar”, explica a responsável de projectos da Fundação AIS em conversa com Lucía Ballester.

MUITA VIOLÊNCIA E FALTA DE SACERDOTES

Toda esta violência afecta as famílias e, claro, a vida da própria Igreja. Segundo Verónica Katz, isso ficou bem patente na visita de trabalho, em especial na capital, a cidade de Tegucigalpa. “Durante a nossa visita à capital, os nossos anfitriões explicaram-nos que, nalgumas zonas, é muito difícil desenvolver o trabalho pastoral, especialmente com todos os conflitos entre os ‘maras’, uma vez que os diferentes bandos lutam [pelo controlo do] território. Visitámos uma paróquia numa zona da cidade controlada por estes bandos, o que torna o trabalho da Igreja extremamente complicado. A Conferência Episcopal lançou um apelo à paz e pediu ao Governo que tomasse medidas para acabar com a insegurança no país. Tudo isto torna o trabalho pastoral da Igreja Católica mais importante do que nunca”, explicou Verónica.

Além das consequências da presença e actuação dos bandos que controlam o tráfico de drogas, a Igreja hondurenha enfrenta ainda outra enorme dificuldade: a falta de vocações. Por causa disso, “a falta de padres é um problema real” que coloca uma enorme pressão nos sacerdotes existentes.

“Nas Honduras, os padres dão assistência a quatro vezes mais pessoas do que, por exemplo, em França”, reconhece Verónica. “Além disso, os níveis de educação são baixos, os transportes fora das cidades são difíceis e quase não há formação nas paróquias. Os fiéis são muito pobres e há uma grande falta de material catequético. Eles querem material de formação, mas não têm meios para o adquirir”, acrescenta a responsável de projectos da Fundação AIS.

A agravar esta situação, o próprio governo tem colocado obstáculos administrativos para que religiosos oriundos de outros países possam estar em missão nas Honduras. “O Governo torna muito difícil a obtenção de vistos para os religiosos estrangeiros. Têm de cumprir todo o tipo de requisitos e apresentar muitos documentos, o que dificulta a entrada e a permanência no país”, explica. Isto coloca, de facto, vários problemas.

“Os poucos padres que existem já têm uma carga de trabalho muito pesada. As Honduras têm a maior percentagem de protestantes de todos os países da América Latina. Houve um aumento notável do número de igrejas evangélicas, e os Protestantes são actualmente mais numerosos do que os Católicos. Além disso, muitas destas seitas protestantes são financiadas por grupos dos EUA. O resultado é que o número de pastores está a aumentar, e estes vão para as zonas com pouca assistência pelos padres católicos. Aqueles que são católicos por hábito, e não por convicção, acabam por ser atraídos para essas seitas, descreve Verónica.

UMA HISTÓRIA “MUITO COMOVENTE”

No entanto, apesar de todas as dificuldades, apesar de tudo, há sinais positivos. E Verónica Katz conta até uma história que achou “muito comovente”.

Um padre disse-me que, quando chegou à sua paróquia, havia um conflito violento entre duas comunidades. E contou que, graças à oração constante, Deus interveio e que agora esses dois grupos se reconciliaram. Isto é difícil de compreender: comunidades que se matavam uma à outra, agora rezam juntas.”

Esta história permite ilustrar uma outra característica dos hondurenhos, um povo “muito aberto ao divino”. “Isso é bom, porque procuram Deus genuinamente, mas também os torna abertos a qualquer pessoa que queira transmitir espiritualidade, tornando-os presas fáceis das seitas, que se espalharam por todo o país”, acrescenta a responsável de projectos.
Verónica reconhece que neste ambiente de tantas dificuldades é justo dizer que a Igreja “tem feito um grande esforço para educar os seus fiéis para melhor resistirem a esta invasão de outras denominações e seitas cristãs”. E também é justo reconhecer que as comunidades católicas são um exemplo de participação, de actividade, de vida.
“Fiquei surpreendida com o facto de pessoas que trabalham incansavelmente desde a madrugada nos seus campos de café ou de milho, ou a tratar do gado, passarem depois toda a tarde nas suas paróquias. Os seus calendários estão cheios de actividades religiosas, que preenchem completamente o seu tempo livre. Encontrámos comunidades cheias de vida e muito bem organizadas. Em vez de viverem uma fé individual, vivem a sua fé em conjunto, como uma comunidade, o que é muito bonito. Há padres motivados, leigos empenhados e trabalho pastoral estruturado. Quando existe esta combinação, começamos realmente a ver resultados positivos e frutos pastorais, diz a responsável.
A presença da Fundação AIS nas Honduras é já relevante. “Nos últimos cinco anos, a Fundação AIS financiou 65 projectos nas Honduras, no valor de quase um milhão de euros”, esclarece Verónica Katz. Quase um terço destes projectos está relacionado com a construção e remodelação de paróquias, capelas rurais e salões paroquiais. “Apoiámos também a formação de agentes pastorais e seminaristas, para além de termos fornecido ajuda de subsistência para religiosos, apoio para material catequético e meios de comunicação social, e a compra de veículos para as missões”, conclui Verónica Katz, responsável de projectos da Fundação AIS para a América central.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt