HAITI: Fundação AIS junta-se ao apelo por um dia de oração pelo fim da violência e reconciliação nacional

É já amanhã, sexta-feira, 22 de Março, que se vai realizar uma jornada de oração pelo povo do Haiti, convocada pela Conferência Episcopal e pela Confederação de Religiosos da América Latina. A Fundação AIS junta-se a esta iniciativa e encoraja todos os seus benfeitores e amigos e comunidades religiosas a rezarem também pelo fim da violência neste país caribenho.

A situação de violência no Haiti parece não ter fim e agrava-se de dia para fim fazendo temer “o perigo real de eclosão de uma guerra civil”, como alertou recentemente à Fundação AIS o Arcebispo Metropolitano de Port-au-Prince e presidente da Conferência Episcopal, D. Max Mésidor.

Os grupos armados, autênticos gangues de criminosos, impõem as suas regras nas ruas e desafiam as próprias autoridades como se viu, no início deste mês, quando duas prisões foram invadidas permitindo a libertação de milhares de reclusos e obrigando as autoridades a decretar o estado de emergência e o recolher obrigatório. “O caos da última semana causou mais 15 mil deslocados internos, somando-se aos mais de 362 mil de uma guerra interminável e invisível”, pode ler-se no portal de notícias do Vaticano, sublinhando-se que, deste número, “metade são crianças”.

Face a esta realidade, face à deterioração intolerável da insegurança, os 10 bispos da Igreja Católica no Haiti, numa mensagem publicada nesta segunda-feira, dia 18, e enviada para a Fundação AIS Internacional, manifestam a sua profunda preocupação e apelam ao fim da violência e à reconciliação nacional.

“O ÓDIO GERA MAIS ÓDIO”
Os bispos sublinham que o sonho de um país sem violência deve ser apoiado por todos os sectores da sociedade haitiana e apelam ao estabelecimento de um governo de transição inclusivo que garanta uma verdadeira harmonia nacional.

“Vamos pôr fim a estes actos violentos que causam tanto sofrimento, porque a violência gera violência, o ódio gera mais ódio e a morte mais do que a morte. Cada destruição faz com que o Haiti regrida na sua marcha em direcção ao progresso que todos desejamos”, diz o comunicado.

“Vamos pôr fim a estes actos violentos que causam tanto sofrimento, porque a violência gera violência, o ódio gera mais ódio e a morte mais do que a morte. Cada destruição faz com que o Haiti regrida na sua marcha em direcção ao progresso que todos desejamos.”

Por fim, os bispos, incluindo D. Pierre-André Duma – que está hospitalizado nos Estados Unidos após ter sido atingido por uma grave explosão em Port-au-Prince, cujas causas ainda não foram esclarecidas, sendo que as autoridades, como a Fundação AIS já publicou, não descartam poder ter-se tratado de um atentado –, invocam a Virgem Maria, Senhora do Perpétuo Socorro, para que ajude o Haiti e Deus livre o país do mal.

É na sequência deste apelo urgente que o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR) e a Caritas Latino-Americana enviaram à Fundação AIS um convite para participar na jornada de oração de amanhã, 22 de Março, pelo povo do Haiti.

JORNADA DE ORAÇÃO DIA 22 DE MARÇO
A situação no país tornou-se extremamente grave nas últimas semanas devido à crise política e social que assola o Haiti desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse em Julho de 2021. De acordo com o documento do CELAM e da CLAR, mais de 3 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária e mais de metade da população vive em condições de pobreza, com uma esperança de vida que mal ultrapassa os 64 anos.

Para além disso, devido à violência, muitas pessoas perderam entes-queridos, as mulheres sofrem violações dos seus direitos fundamentais e muitos haitianos não têm as condições mínimas para viver com dignidade.

É neste contexto profundamente preocupante que a Fundação AIS se associa ao apelo dos bispos e religiosos do Haiti para uma jornada de oração amanhã, sexta-feira, dia 22 de Março. Um apelo que vem no seguimento também das palavras do Papa Francisco no domingo, dia 10, pelo fim da violência. “Cada morte violenta cometida contra um ser humano é uma ferida na carne da humanidade; cada morte violenta diminui-nos como pessoas”, afirmou o Santo Padre.

A fundação pontifícia encoraja todos os seus benfeitores, amigos e comunidades religiosas em todo o mundo juntarem-se também a este dia de oração para que, de acordo com a declaração dos Bispos, “a voz do povo haitiano possa ser ouvida na terra e no céu, confiando na misericórdia de Deus e na Sua compaixão pelos Seus filhos”.

Paulo Aido e Maria Lozano

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt