CONVITE

Quaresma com a Ucrânia

Ajude-os a levar a sua cruz!

Neste ano em que se completam dois anos da invasão da Ucrânia, a Campanha de Quaresma da Fundação AIS reverterá em favor da Ucrânia.

No dia 24 de Fevereiro assinalaram-se dois anos desta insensatez humana, de mortes e de destruição que levaram a que milhões de pessoas tivessem que abandonar as suas casas, maioritariamente mulheres e crianças. Eles contam com a nossa ajuda e oração!

Recentemente, uma equipa internacional da Fundação AIS visitou a Ucrânia, não só como sinal de solidariedade, mas também para ver no terreno o trabalho concreto da Igreja que está a ajudar um povo exausto, mas determinado a não desistir. Encontrámos um país absolutamente em choque. Sentem-se esquecidos pelo resto do mundo, mas prometemos que contaríamos as suas histórias e que não os esqueceremos.

Se deixarem de falar em nós, deixaremos de existir."

No âmbito desta campanha, a Fundação AIS irá realizar várias iniciativas de oração, solidariedade e informação sobre a actual situação da Igreja e do povo da Ucrânia. Neste sentido, convidámos D. Stepan Sus, o Bispo ucraniano responsável pelo Departamento da Pastoral da Migração da Igreja Ucraniana Greco-Católica, que virá para estar especialmente consigo, nestes três momentos:

Oração da Via Sacra e Missa com a Ucrânia

• 8 de Março

Via Sacra às 18h15

Eucaristia às 19h15

Igreja Paroquial de Arroios

Juntos rezemos pela Paz na Ucrânia e por todos aqueles que sofrem perseguição religiosa em todo o mundo. Peçamos para eles o amor, a paz, a esperança e o dom de perdoar aos seus inimigos.

Conferência sobre a situação na Ucrânia

• 9 de Março

Salão Paroquial, Paróquia da Ramada

Orador:
D. Stepan Sus irá falar dos desafios e esperanças depois de dois anos de guerra e do apoio recebido dos benfeitores da Fundação AIS.

Apresentação:
Catarina Bettencourt, directora da Fundação AIS

Missa transmitida na TVI pela Paz na Ucrânia

• 10 de Março

Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Ramada

Celebrante:

D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa

Concelebrante:

D. Stepan Sus, Bispo da Ucrânia

Estas três iniciativas irão realizar-se em Lisboa e contarão com a participação activa do coro e da comunidade ucraniana greco-católica em Portugal.

Caso não possa estar presente, poderá assistir à Missa em directo pela TVI no dia 10 de Março. As restantes iniciativas serão transmitidas em directo nas nossas redes:

A nossa ajuda para socorrer estes milhares de pessoas traumatizadas pelo horror da guerra e a nossa oração continuam a ser fundamentais! Faça parte deste momento de oração e traga os seus familiares e amigos.

Por favor, partilhe esta informação entre os seus familiares e amigos, porque é uma oportunidade única para estarmos em comunhão e solidariedade com o povo Ucraniano.

Nesta Quaresma, a Fundação AIS convida a rezar a Via Sacra com a Ucrânia, narrada pela Irmã Alina e com imagens da dura realidade da guerra, pedindo a Paz na Ucrânia e pelo fim da perseguição religiosa no mundo.

Notícias sobre a Ucrânia

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.