PROJECTOS
EQUADOR: Apoiar a pastoral das prisões da Arquidiocese de Guayaquil

Obrigado por apoiar o trabalho pastoral nas prisões do Equador!
Há algum tempo, pedimos o vosso apoio para a pastoral das prisões na Arquidiocese de Guayaquil, no Equador, um dos países da América Latina mais afectados pela praga da violência. O nível desta violência é particularmente alarmante na cidade portuária de Guayaquil, uma cidade com cerca de 3 milhões de habitantes. Os jovens, em particular, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, correm o risco de serem recrutados por bandos criminosos.
Em resposta a esta situação, a arquidiocese criou um programa pastoral de proximidade destinado a ajudar os delinquentes a encontrar uma nova perspectiva de vida e a voltar a uma vida honesta.
Os padres e os agentes pastorais leigos estão a trabalhar em conjunto com os reclusos e as suas famílias. Graças aos 9900€ generosamente doados pelos nossos apoiantes, foi agora possível reforçar este apostolado e formar mais alguns agentes pastorais.
A Ir. Maria Cristina Santa Cruz é responsável pela pastoral prisional da Arquidiocese. Escreveu-nos para nos agradecer. “Testemunhámos casos maravilhosos de conversões, quer entre os próprios presos, quer entre os agentes penitenciários”, diz ela, acrescentando:
Jejuámos e rezámos por vós e pela pastoral de proximidade e estamos muito gratos a Deus e a vós por nos terdes permitido ser instrumentos ao serviço destes nossos irmãos e irmãs negligenciados e esquecidos pela sociedade, mas que são, no entanto, filhos de Deus, em cujos corações se pode despertar o chamamento de Deus e assim conduzi-los à conversão espiritual e à reconciliação. A formação de mais missionários, tanto sacerdotes como leigos, permite-nos ter ainda mais pessoas envolvidas nesta pastoral que transforma vidas.”
A sua ajuda permitiu-lhes alargar o seu trabalho nas prisões a 10 centros nesta cidade portuária, beneficiando assim mais de 10.000 pessoas. Actualmente, o impacto do seu trabalho estende-se muito para além dos muros da prisão. Por exemplo, organizaram um coro, composto por reclusas e filhos de reclusos. Foram mesmo convidados a actuar num evento cultural na cidade. Em Setembro de 2024, representantes do ministério de proximidade foram também convidados a participar no Congresso Eucarístico na capital Quito e a falar sobre o seu trabalho. Além disso, têm participado em muitos outros eventos e reuniões na região, de modo que a pastoral de proximidade das prisões em Guayaquil está a tornar-se um modelo para outros locais.
Os nossos sinceros agradecimentos pela vossa ajuda!
PROJECTOS
Apoiar outros projectos
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar projectos semelhantes a este.