EGIPTO: Cristão enfrenta acusação de terrorismo por tentar proteger a sua casa do ataque de muçulmanos

NOTÍCIAS

Terça-feira · 2 Fevereiro, 2021
Andrew Saleh, de 26 anos, está acusado de terrorismo pelas autoridades egípcias por ter-se envolvido em confrontos com muçulmanos que tentavam atacar a sua casa na aldeia de Al Barsha, na província de Minya.

Os incidentes ocorreram a 25 de Novembro do ano passado, data que assinala o início para a comunidade cristã da temporada de jejum que precede o Natal no Egipto. Nessa data, pouco depois das 18 horas, um grupo de muçulmanos começou a atacar a igreja de Saint Abu Seifin e algumas habitações, assim como lojas pertencentes aos cristãos. Estariam a responder a um insulto ao profeta do Islão alegadamente publicado no ‘facebook’ por um jovem cristão.

No ataque, foram arremessadas pedras a lojas e pelo menos a casa de uma família cristã foi incendiada, tendo uma mulher, de 85 anos, sofrido queimaduras graves. Segundo Eman Saleh, de 48 anos, em declarações à Fundação AIS, o seu filho Andrew terá sido detido quando procurava proteger a casa da família e ajudar alguns dos feridos para serem encaminhados para uma unidade hospitalar local.
Andrew Saleh, de 26 anos, está acusado de terrorismo pelas autoridades egípcias.
Andrew, que trabalha como distribuidor de pão, estava a rezar na igreja quando a multidão começou a reunir-se no exterior do templo. Houve violentos confrontos entre cristãos e muçulmanos que se estenderam por mais de quatro horas, até à chegada das forças de segurança que, segundo Eman Saleh, usaram gás lacrimogéneo para dispersar as pessoas.

Às 23 horas tudo parecia ter terminado. A polícia conseguiu que os fiéis abandonassem a igreja onde estavam quase como sitiados. “Horas mais tarde – explica Eman à Fundação AIS – ouvi o som de um bater forte na porta da casa às 2 horas da madrugada.”

A polícia entrou e prendeu Andrew e o seu irmão mais novo, Mina, de apenas 16 anos. “Arrastaram os meus filhos como criminosos”, acrescentou. Algumas horas mais tarde, a polícia iria libertar o irmão de Andrew, dada a sua idade. Desde então, Eman Saleh não teve qualquer contacto com o seu filho que está detido numa prisão de alta segurança. Até agora Andrew não foi presente a nenhum juiz.

A prisão deste jovem copta, como os cristãos são conhecidos no Egipto, está a ser dramática. Desde a morte do pai, há alguns anos, Andrew tornou-se no ganha-pão da família que é constituída por si, pela mãe, o irmão Mina e duas irmãs, uma das quais tetraplégica.

Eman pede as orações dos cristãos para que o seu filho seja libertado o mais rapidamente possível. “Temo que ele fique doente ou apanhe o coronavírus, pois sofre de dispneia e não tem roupas adequadas para o Inverno”, diz a mãe. Além de Andrew, a polícia deteve mais 14 cristãos e 21 muçulmanos.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt