CUBA: “Deus ajuda as pessoas a descobrir que são amadas”, asseguram irmãs em missão em Havana

As religiosas da Companhia de Maria, congregação fundada no México, estão presentes nos arredores de Havana, a capital de Cuba, onde procuram auxiliar as pessoas que vivem, de alguma forma, à margem do sistema. A Fundação AIS apoia a missão destas irmãs, nomeadamente através da distribuição de materiais catequéticos.

Acreditamos que este é um momento de compartilhar esperança e olhar para o futuro com coragem”, afirmam as religiosas da Companhia de Maria, congregação fundada no México, e que estão presentes também em Cuba. O país enfrenta uma grave crise económica, agravada pela dolarização – utilização cada vez mais frequente do dólar na vida do dia a dia –, inflação crescente e escassez de medicamentos, suprimentos, combustível e empregos.

Mas essa realidade impacta profundamente o trabalho pastoral das instituições religiosas, incluindo o das missionárias. No entanto, mesmo diante de todas as dificuldades, as irmãs seguem firmes com a sua missão: “Somo testemunhas de como Deus ajuda as pessoas a descobrirem que são amadas”, dizem as religiosas à Fundação AIS.

Com sede em Havana, elas enfrentam desafios diários, mas acreditam que pequenos gestos de amor podem transformar vidas. Grande parte do trabalho que realizam acontece no bairro Diezmero, nos arredores de Havana, onde muitas famílias enfrentam dificuldades por falta de recursos e de oportunidades. Muitos moradores vêm de outras regiões de Cuba, mas a falta de empregos impede a melhoria de vida. O foco das missionárias é ajudar as pessoas que vivem à margem do sistema.

A crise afectou-nos profundamente. Todos os preços aumentaram e, a cada dia, mais pessoas batem à nossa porta pedindo ajuda. Mas seguimos firmes com a nossa missão"

Elas desenvolvem um trabalho essencial com idosos e jovens, proporcionando actividades para os manterem ocupados e os afastarem de situações de risco, como vícios e outros problemas sociais.

‘Workshops’ para mulheres

Além do trabalho comunitário, as missionárias promovem ‘workshops’ de capacitação para mulheres, com aulas de artesanato e de bordados. Esses cursos acontecem em Esmeralda, La Filial e Caonao e têm um grande impacto na vida das participantes.

Em La Filial, as mulheres já estão a vender os seus produtos e dividem os lucros com honestidade e solidariedade. Elas dizem que os encontros funcionam como uma terapia, pois, enquanto bordam, esquecem as suas preocupações”, compartilham as missionárias.

Mas, além da parte técnica, os ‘workshops’ abordam temas como autoestima, dignidade e honestidade, ajudando as mulheres a fortalecerem a autoconfiança. “Elas não apenas aumentam a autoestima e senso de dignidade, mas também descobrem talentos que nem imaginavam ter”, explicam as irmãs.

Nos últimos anos, a Fundação AIS tem apoiado a Companhia de Maria em diversos projectos em Cuba, incluindo a reforma de centros comunitários, distribuição de materiais catequéticos e formação de leigos e religiosos. Graças a esse suporte, as missionárias conseguem ampliar o próprio trabalho impactando assim mais vidas. 

O amor e a confiança do povo são a nossa maior recompensa"

Essas pessoas têm uma fé inabalável, e isso fortalece-nos. Conviver com as pessoas da comunidade, cumprimentá-los todos os dias e ouvi-los a rezar faz-nos imensamente felizes. Compartilhar seus sonhos nos motiva a continuar essa missão”, concluem as irmãs.

Apoio da AIS a religiosas em 2024

Em 2024, a Fundação AIS apoiou 936 projectos dirigidos para religiosas em todo o mundo. Os principais focos desse apoio foram para projetos de construção, aquisição de veículos, formação religiosa e ajuda para subsistência. Além disso, a AIS também ofereceu assistência emergencial a religiosas em áreas pobres da América Latina e apoiou escolas administradas por congregações femininas no Líbano. O trabalho destas missionárias em Cuba prova que, mesmo no meio das maiores dificuldades, a fé e a solidariedade podem sempre transformar vidas.

Lucia Ballester | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Adicione aqui o texto do seu título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.