PROJECTOS

COLÔMBIA: Apoio para a vida e ministério de quatro irmãs de São Vicente, numa zona de missão

Apoie as Irmãs de São Vicente, para que possam continuar a ajudar a população mais necessitada em Vitoco, na Colômbia

As Irmãs de São Vicente estão a trabalhar em Vitoco, no sudoeste da Colômbia, desde 1997. A sua missão é numa região montanhosa que abrange oito reservas de índios e 36 aldeias. As distâncias são grandes e as estradas difíceis. Mesmo de carro, demora duas ou três horas para chegarem a algumas aldeias. E só há uma camioneta por dia, o que significa que as irmãs muitas vezes têm de caminhar durante várias horas…

A população comum tem sofrido imenso com os conflitos armados permanentes, passados e presentes, e ainda padecem de grande pobreza que domina toda esta remota e ignorada região.

As quatro irmãs que trabalham na missão não têm mãos a medir. Tratam e cuidam dos doentes, dão catequese, preparam os fiéis para os sacramentos e estão activamente envolvidas no apostolado das vocações. Também visitam os doentes e idosos nas suas casas, apoiam as famílias, dando conselhos e ajudando todos os que enfrentam toda a espécie de problemas e crises – incluindo gravidez, abuso e violência doméstica, drogas, tentativas de suicídio e jovens em perigo de ser absorvidos pelos grupos armados.

Estas irmãs também têm grandes preocupações financeiras, uma vez que trabalham voluntariamente e têm de enfrentar os constantes aumentos de preços, apesar da sua modesta forma de vida. Plantam alguns legumes e ganham alguma coisa com a venda de roupas em segunda mão, e com algumas ofertas dos produtos locais… No entanto, vêm-se aflitas para conseguir equilibrar as contas.

Então, a Irmã Luz Elena Medina Agudelo escreveu-nos a pedir ajuda:

Dirigimo-nos a vós, confiantes na vossa generosidade, na esperança de que a vossa bondade nos ajude a continuar a espalhar o Reino de Deus nestes territórios indígens. Somos felizes por ser missionárias e poder levar o nome de Jesus a estas pessoas. Só precisamos de uma pequena ajuda para podermos continuar a nossa missão, o nosso trabalho pastoral e social em nome dos mais pobres dos pobres.”

Este ano, prometemos às irmãs 4000€ para apoiar o seu apostolado missionário.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.