PROJECTOS
CHADE: Ajudar as religiosas beneditinas com um pequeno projecto agrícola de auto-ajuda

Obrigado por apoiar o sustento das Irmãs Beneditinas no Chade!
O convento beneditino de Santa Ágata, na aldeia de Lolo, na Diocese de Mondou, no sul do Chade, foi fundado em Maio de 2005. É o primeiro convento contemplativo neste país maioritariamente muçulmano do Centro-Norte de África.
As primeiras beneditinas que chegaram ao Chade, vindas da República Democrática do Congo, sentiram como uma graça especial o facto de poderem participar na “aventura” desta nova fundação. A população local também tinha grandes esperanças neste novo convento, embora a maior parte soubesse muito pouco sobre a vida monástica. As jovens irmãs que vieram para o Chade inspiraram-se na nova missão que lhes tinha sido confiada e puseram-se a trabalhar com grande coragem e entusiasmo para a cumprir.
Inicialmente, não havia nada em Lolo – nem escola, nem água corrente, nem hospital – e a maioria das pessoas nem sequer sabia ler ou escrever.
Entretanto, as seis religiosas beneditinas que vivem actualmente no convento criaram um centro espiritual, um jardim-de-infância e uma escola primária. E estão também empenhadas em ensinar as mulheres e as raparigas a ler e a escrever, e em oferecer uma formação profissional prática às raparigas e às jovens, que até hoje são frequentemente forçadas a casar cedo. Para estas mulheres e raparigas, em particular, a presença das irmãs é uma grande ajuda.
Mas o Chade é um dos países mais pobres do mundo, e tem sido difícil para o convento sustentar-se economicamente. A Irmã Victorine, a prioresa, já nos tinha escrito para explicar: “Os poucos recursos que recebemos do exterior não são suficientes para nós e temos dificuldade em cobrir as necessidades básicas do convento, por exemplo, alimentação, material médico em caso de doença e vestuário, mas também em satisfazer as necessidades espirituais do convento, como a formação das nossas irmãs mais novas, os retiros e os exercícios espirituais”.
E, assim, com o apoio dos nossos generosos benfeitores e uma ajuda de 8560€, pudemos ajudar as Irmãs Beneditinas a criar um pequeno projecto agrícola para o seu próprio sustento. Com o dinheiro doado, elas puderam comprar alfaias agrícolas, sementes e um par de vacas. Actualmente, têm uma parcela de seis hectares onde cultivam amendoins para venda e uma parcela de dois hectares onde cultivam painço e sésamo para uso próprio. Parte das receitas é depois reinvestida no projecto, para que este possa continuar com sucesso.
A Irmã Myriam é originária da República Democrática do Congo. Ela diz-nos:
Estou a fazer a minha primeira experiência missionária no Chade. A comunidade aqui é jovem e, por isso, temos de trabalhar muito, sobretudo em trabalhos manuais, para podermos subsistir e também apoiar a comunidade local com medidas sociais, como a educação, o acesso a água potável e a cuidados de saúde. Quero expressar o meu agradecimento à Fundação AIS por este importante apoio. Aprendi a guiar os animais de tracção, a lavrar os campos e também a cultivar painço.”
Os nossos agradecimentos a todos os nossos benfeitores por ajudarem as irmãs a sustentarem-se desta forma!
PROJECTOS
Apoiar outros projectos
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar projectos semelhantes a este.