PROJECTOS

BURUNDI: Um centro pastoral na Diocese de Muyinga

A pequena nação do Burundi na África Oriental é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. Na sua história recente, tem sido repetidamente assolado por crises políticas, massacres, distúrbios com derramamento de sangue e conflitos em que centenas de milhares de pessoas morreram ou foram forçadas a fugir das suas casas. Em particular, a guerra civil, que se arrastou de 1993 a 2005, deixou feridas profundas – tanto na sociedade em geral como nos corações e almas individuais.

As Irmãs de Nossa Senhora de Schönstatt trabalham no Burundi desde 1962. Inicialmente, dedicavam-se sobretudo ao cuidado dos doentes e dos pobres, mas posteriormente envolveram-se cada vez mais nas áreas da família, juventude e apostolado das mulheres, uma vez que a necessidade de ajuda nestas áreas se tornou cada vez mais gritante. Hoje continua a haver uma necessidade urgente de catequese e aprofundamento da fé, porque embora a Igreja aqui seja jovem e dinâmica, ainda há muitos elementos pagãos que tendem a misturar-se com a prática da fé. Há, entre os fiéis católicos, uma necessidade de apoio pastoral e de instrução na fé.

Hoje, sob a orientação das Irmãs de Schönstatt, formaram-se várias centenas de grupos de leigos – para crianças, jovens, mães, mulheres solteiras, mulheres profissionais e mulheres estudantes – cujos membros estão a crescer na fé e a tirar partido da força e da inspiração para viver uma vida boa e com sentido.

BURUNDI: Um centro pastoral na Diocese de Muyinga

Nos últimos três anos, três irmãs do Burundi têm trabalhado na Diocese de Muyinga, no norte do país. Esta região do Norte é ainda mais pobre que a do Sul. Mas sem se deixarem intimidar, as irmãs arregaçaram as mangas e começaram a trabalhar. Vivem num apartamento muito pequeno e completamente desadequado que, de qualquer modo, terão de desocupar muito em breve, uma vez que o proprietário tem outros planos para o mesmo.

Mas sua a necessidade não é tanto de um novo lugar para viver, mas sobretudo poderem ter um lugar adequado para trabalhar com os diferentes grupos. Porque, sem um centro para as reuniões e outras actividades, o seu trabalho não pode avançar.

Assim, as irmãs decidiram construir um centro pastoral onde se poderão realizar encontros de grupo, retiros, workshops e outros eventos. Terá também um jardim, para que os participantes dos cursos possam retirar-se para um local tranquilo ou desfrutar também de actividades de grupo ao ar livre.

Propomos dar 200.000 € para os custos com este projecto.

BURUNDI: Um centro pastoral na Diocese de Muyinga

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.