PROJECTOS
BURQUINA FASSO: Formação de seminaristas
Ajude a formação de nove seminaristas da Diocese de Fada N’Gourma, gravemente afectada pelo terrorismo islamista
Desde o final de 2015 que o Norte do Burquina Fasso foi convertido em focos de um violento Islamismo e, entretanto, dois terços do país são afectados pelo terrorismo. Dois milhões de pessoas viram-se obrigadas a fugir e, em 2019, aconteceram os primeiros ataques dirigidos aos Cristãos e às suas igrejas. Desde então, a violência dos jihadistas dirige-se cada vez com maior frequência aos sacerdotes, religiosos e fiéis.
Apesar do perigo de norte, há rapazes que seguem o apelo do Senhor e o número de vocações vai aumentando. O jovem sacerdote Christian Tankoano, da Diocese de Fada N’Gourma, foi ordenado sacerdote há três anos.
No dia da sua ordenação a alegria misturou-se com a dor, já que os seus pais não puderam participar da celebração porque os terroristas bloquearam as estradas. Foi muito duro para Christian: “Aceitei pela fé mas, como ser humano, senti-me apunhalado no coração. Até ao Glória tinha lágrimas nos olhos.” No entanto, hoje assegura com alegria: “Para mim é um grande presente de Deus que, com as minha forças e debilidades, as minhas qualidades e os meus defeitos, possa servir o Seu povo.”
Nove jovens da Diocese de Fad N’Gourma estão actualmente em formação para vir a ser sacerdotes. Deixaram tudo para seguir a proposta de Deus. E fazem muita falta porque os fiéis, feridos na alma, precisam do poder curativo dos sacramentos e da Boa Nova. Precisam-se pastores que os acompanhem na sua via-sacra e lhes transmitam a esperança na Ressurreição. Quando o Bispo Pierre Claver Malgo visita os seus fiéis nas extensas paróquias da sua diocese, pedem-lhe sempre que envie mais sacerdotes. Por isso, diz: “O número de jovens que entram para o seminário maior enche-me de confiança e esperança.”
No entanto, financiar a formação dos futuros sacerdotes é um grande desafio porque os pais não podem contribuir em nada para a formação dos seus filhos, para além das suas orações. Algumas famílias continuam a resistir nas chamadas “zonas vermelhas”, ou seja, onde a violência é mais intensa e onde os seminaristas nem sequer podem visitar os seus pais. No caso de outros futuros sacerdotes, as famílias foram expulsas das suas terras e sobrevivem em cada dia pela providência de Deus e pela ajuda das pessoas de bom coração. Todos vêm de famílias pobres com vários filhos e a Igreja local é tão pobre como os seus fiéis.
Mas, na Igreja, ninguém está sozinho. E o bispo recorda: “Uma vocação é sempre uma graça de Deus e obra da Igreja no seu conjunto.” Por isso, onde quer que estejam a ler estas linhas, poderão contribuir mesmo à distância com as vossas orações e ajuda material para que as vocações cresçam e dêem fruto.
O jovem sacerdote Christian, a quem já ajudaram, celebra hoje a Santa Missa pelas vossas intenções. Se Deus quiser, também o Pascal, o Ulrich, o Geoffroy, o Lucien, o François, o Thierry, o Irenée, o Vincent e o Leopoldo serão sacerdotes daqui a uns anos. Eles já rezam por vós e agradecem o vosso apoio.
Hoje precisam de 6.830€ para poderem continuar o seu caminho vocacional durante mais um ano. Poderão contar com a vossa ajuda?
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.
