PROJECTOS
BÓSNIA-HERZEGOVINA: Renovação no seminário maior de Sarajevo
Apoie a renovação da cozinha e do refeitório do seminário maior de Sarajevo, que alimenta cerca de 50 pessoas diariamente
Graças à vossa generosa ajuda, temos vindo a apoiar o seminário maior de Sarajevo. Este centro, fundado em 1890, passou por momentos muitos difíceis. Durante a época comunista, foi encerrado e, após a queda do muro, apesar de ter sido reaberto para a formação de futuros sacerdotes, a situação voltou a tornar-se muito difícil com a guerra na Bósnia (1992-1995) e os seminaristas tiveram de continuar os seus estudos no estrangeiro. Hoje em dia, este seminário maior é uma luz para a Igreja Católica da Bósnia-Herzegovina.
Com o vosso apoio, pudemos contribuir para renovar o edifício a pouco e pouco. E com o vosso apoio já conseguimos acompanhar muitos seminaristas até à sua ordenação sacerdotal. Agora pediram-nos ajuda mais uma vez para a renovação da cozinha e do refeitório. Ali se alimentam diariamente cerca de 50 pessoas: não só os seminaristas e os seus professores, mas também sacerdotes jubilados da residência sacerdotal adjacente e algumas religiosas.
Para o pessoal, o trabalho na cozinha torna-se difícil e esgotante, porque parte dos electrodomésticos e do mobiliário se encontram em mau estado e porque a instalação eléctrica não está adaptada a electrodomésticos modernos, o que provoca frequentes avarias técnicas e problemas de segurança. Os locais de lavagem são insuficientes e torna difícil o cumprimento das regras de higiene. Finalmente, têm fraca ventilação, o que dificulta o trabalho na cozinha devido à acumulação de calor e de vapores. Uma remodelação, não só tornaria o trabalho mais eficiente e seguro, como permitiria poupar em despesas de energia e reparações
O refeitório também já reflecte a sua idade, alguns móveis estão estragados e o ambiente geral não convida a tomar aí as refeições. O Reitor Iván Rako escreve-nos:
A disposição geral da sala não facilita a vida em comum. É fundamental oferecer aos seminaristas e aos restantes residentes do seminário maior, um ambiente adequado à reposição de forças e troca de ideias num ambiente acolhedor. A comunidade é uma parte importante da vida no seminário e esta vive-se de forma concreta, como por exemplo nas refeições em comum. Por isso, a cozinha e o refeitório não são meros espaços funcionais, mas lugares onde se desenvolve a vida comunitária. Ficaríamos muito gratos se nos apoiassem na concretização deste importante projecto.
Reitor Iván Rako
Prometemos 20.000€ para estas obras de renovação. Vamos contribuir para que a cozinha e o refeitório se convertam em espaços acolhedores que constituam o cerne da vida comunitária neste seminário?
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.
