BOLÍVIA: O Bispo dos Ayamara

CAMPANHAS

Bolívia

Muita pobreza, aldeias dispersas pelas montanhas dos Andes, falta de sacerdotes. São muitos os desafios que se colocam à Igreja na Diocese de Corocoro, na Bolívia. Mas o Bispo local, que pertence ao povo indígena dos Ayamara, não desarma e quer mudar esta realidade apoiando os mais jovens.

Corocoro, na Bolívia, é marcada por uma geografia áspera. Situada a grande altitude, nos Andes, a Diocese está também marcada por uma enorme dispersão de aldeias, que, por vezes, têm poucos habitantes. Só algumas destas aldeias, destes lugares, têm mais de 10 mil habitantes. A maioria fica-se apenas por algumas centenas de pessoas. Calcula-se que cerca de 80% dos 290 mil habitantes da Diocese de Corocoro vivem numa situação de pobreza extrema.

Construção de uma casa para as Irmãs Misioneras de Jesús Eterno Sacerdote, Patacamaya

Os que podem tentam abandonar a região, tentam sair das montanhas que parecem assim ser uma espécie de armadilha, condicionando a vida de todos, especialmente dos mais jovens. O êxodo rural é um dos problemas com que D. Pascual Limachi Ortiz tem de lidar. Mas o Bispo, que pertence ao povo indígena dos Ayamara, tal como a maioria da população da diocese, não se dá por vencido e quer ajudá-los a construir o futuro sem terem de pensar em emigrar, sem terem de deixar para trás a terra que os viu nascer.

Mas não é fácil. As 27 paróquias da diocese têm apenas 17 padres e cada paróquia abrange cerca de 80 aldeias, muitas das quais são remotas e quase inacessíveis. Por isso, na melhor das hipóteses, a maioria destes lugares é visitado apenas uma ou duas vezes por ano.

Também existe uma grande falta de catequistas que possam ajudar a preparar as pessoas para o baptismo e outros sacramentos. Entretanto, como se tudo isto fosse pouco, as seitas evangélicas vão-se espalhando. Mas o Bispo tem vários projectos e pediu até a ajuda da Fundação AIS.

D. Pascual tem-se dedicado a trabalhar a pastoral juvenil. Em 2021, com a ajuda da Fundação AIS, começou um programa que tem como objectivo formar os jovens
na fé e promover as vocações. Tem tido um enorme sucesso e agora quer expandir esta iniciativa. Este programa dirige-se a pessoas entre os 15 e os 29 anos, e abrange cerca de 87 mil pessoas.

Em Corocoro, todos têm enorme apreço por D. Ortiz, um homem do povo, um camponês que é príncipe da Igreja e um exemplo para os mais jovens, que podem sonhar também com uma vida dedicada aos outros. Uma vocação que pode ter nascido no projecto que a Diocese está a realizar com o apoio da Fundação AIS.

“Sentimos hoje que existe a necessidade de dar continuidade a este trabalho com os jovens, que são os abandonados da nossa sociedade. Queremos muito ver como este trabalho pode ser adoptado noutras paróquias e áreas onde ainda não estamos presentes.”

CAMPANHAS

Apoiar esta campanha

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Leve o AMOR SEM LIMITES
às comunidades religiosas mais necessitadas apoiando projectos como estes:

| TANZÂNIA
Construção de uma capela em Msamba, na Paróquia de Santa Teresa

12.400€

| INDONÉSIA
Estipêndios de Missa para apoiar 44 sacerdotes carmelitas no país.

| SERRA LEOA
Construção de um centro paroquial para a nova Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração. Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

Durante o período em análise, muitas igrejas católicas foram atacadas, em vários casos atribuídos a grupos intolerantes à posição pró-vida da Igreja Católica. No entanto, a Igreja Católica é amplamente reconhecida como um mediador de autoridade no meio das crises políticas e sociais do país. Em comparação com o período anterior, a situação da liberdade de religião piorou e as perspectivas em relação a este direito são negativas.

BOLÍVIA