PROJECTOS
BOLÍVIA: Formação de seminaristas
Ajude 20 jovens seminaristas do Seminário de Cochabamba a seguir a sua vocação
Actualmente, 20 jovens de diversas regiões do país preparam-se para servir a Deus como sacerdotes no Seminário de Cochabamba. Para a Igreja na Bolívia é sinal de grande esperança, uma vez que existe uma necessidade urgente de mais sacerdotes que sirvam os numerosos fiéis.
Oriundos de meios muito diversos, alguns tinham já uma profissão a que renunciaram para seguir a sua vocação. Outros trabalharam duramente desde a sua infância, como Juan Gabriel, que nos conta: “Cresci numa família modesta. O meu pai é agricultor e a minha mãe dona de casa, e tenho cinco irmãos de quem gosto muito. A minha família vive numa pequena aldeia que se chama Chaguaya, onde temos Nossa Senhora de Chaguaya como padroeira.
Na minha família aprendi a apreciar as coisas simples. Na minha infância provavelmente não tinha as mesmas possibilidades que as outras crianças, pois desde pequeno tinha o dever de ajudar o meu pai no trabalho do campo e nas suas tarefas, diariamente. Muitas vezes, por causa do trabalho, não tínhamos sequer tempo para comer porque havia muitas coisas para fazer. No entanto, estou muito grato ao meu pai porque, graças a ele, aprendi muitas coisas que hoje me são de grande utilidade. Aos 14 anos tive de ir para uma escola que ficava a uma hora a pé de distância. No centro de Chaguaya, a minha família dirige um pequeno restaurante onde preparam e vendem pratos tradicionais aos peregrinos que vêm rezar a Nossa Senhora, sobretudo ao Sábado e Domingo. Eu costumava ajudar a minha família a lavar a loiça e noutras tarefas.”
Apesar disso, tinha sempre boas notas na escola. Os seus pais teriam ficado encantados se ele se tivesse casado com uma rapariga da aldeia de quem era bom amigo. Graças a esta amizade, integrou-se no grupo de jovens do Santuário de Maria e foi-se envolvendo cada vez mais na Igreja. O encontro com dois seminaristas alterou tudo e Juan sentiu finalmente a sua vocação para o sacerdócio. Num primeiro tempo, os seus pais não apoiaram a sua decisão, mas Juan não se deixou desencorajar e hoje está no caminho do sacerdócio. E afirma: “Agradeço a Deus por ter colocado no meu caminho todas as pessoas e amigos que me apoiaram e que me aproximaram d’Ele, e à Virgem de Chaguaya por me ter acompanhado sempre.”
O seu colega Christian resumiu o que tanto ele como os outros seminaristas têm em comum, da seguinte forma:
A vocação surge inesperadamente. Muitas vezes não sabemos para onde vamos, mas Jesus mostra-nos o caminho. No seminário, aprendi que é preciso estar preparado para as surpresas da vida e gostaria de dizer isto: Deus surpreende-nos sempre e, se Lhe abrirmos a porta, Ele muda tudo. O seminário não é o objectivo, mas o princípio de um caminho com Jesus que dá sentido e alegria à vida.
Seminarista Christian
O seminário tem falta de apoios para que estes 20 jovens possam continuar neste caminho. Foi-nos pedida uma ajuda de 9.200€. Podemos contar com a vossa contribuição para que a Igreja da Bolívia possa ter mais sacerdotes?
PROJECTOS
Apoie este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.
