HISTÓRIA DE SUCESSO

BIELORÚSSIA: Aquecimento central para a Paróquia de Saslauje

A pequena cidade de Saslauje na Bielorússia situa-se a cerca de 20 km a norte de Minsk. A paróquia Católica tem cerca de 400 fiéis. A sua Igreja da Natividade de Maria, construída no séc. XVIII, esteve fechada durante o tempo soviético e foi usada como armazém de lixo, tendo ficado muito degradada nesses anos. Os trabalhos de renovação começaram em 2005 e ainda continuam.

No entanto, o maior problema da comunidade paroquial era a falta de aquecimento dentro da igreja, com as temperaturas de Inverno frequentemente abaixo de 0, como nos informa o pároco, Pe. Dzmitry Pukhalski. Era particularmente difícil para as crianças e os idosos, e reflectia-se no número de fiéis que participavam na Santa Missa. Por exemplo, enquanto no Verão havia uma participação de 180 pessoas, no Inverno havia no máximo 100. A catequese para as crianças que tinha lugar dentro da igreja, deixava de haver durante todo o Inverno.

Graças à vossa generosa ajuda, conseguimos canalizar 15.000 € para a instalação de aquecimento central.

O Pe. Dzmitry escreveu-nos a agradecer: “Em nome de toda a paróquia, gostaria de expressar a minha enorme gratidão pelo vosso apoio. Graças a esta ajuda, conseguimos instalar o aquecimento central e actualmente os idosos conseguem vir à Missa durante o Inverno. Na verdade, até vêm à Missa durante a semana. Conseguimos ainda voltar a dar a catequese às crianças durante o Inverno. No primeiro Domingo do mês, celebramos a Santa Missa por todos os que nos ajudaram.”

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.