PROJECTOS

BENIM: 15 ciclomotores para catequistas na Diocese de Kandy

Em toda a África, os catequistas desempenham um papel vital. Pois, nas regiões rurais, especialmente nas paróquias, abrangem frequentemente vastas áreas, pontilhadas por numerosas pequenas aldeias. O padre simplesmente não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo e, como consequência, muitas das aldeias têm o seu próprio catequista, que apoia e acompanha o povo na preparação para a recepção dos sacramentos, rezando com ele e ajudando-o a crescer na fé.

É o caso da Diocese de Kandy no Benim, que abrange uma área de quase 33.000 km², embora tenha apenas 14 paróquias. Uma 15ª paróquia deverá ser criada em breve.

A Igreja nesta nação da África Ocidental enfrenta muitos e grandes desafios. Por um lado, este país é, por assim dizer, o “berço” do voduísmo, que ainda está muito difundido. Por outro, o terrorismo islamista que já assolou outros países da África Ocidental começa agora a espalhar-se cada vez mais também no Benim.

BENIM: 15 ciclomotores para catequistas na Diocese de Kandy

Na Diocese de Kandy, cerca de 72% da população é muçulmana, enquanto outros 8% aderem às religiões tradicionais africanas. Os Cristãos constituem a restante quinta parte da população, mas onde as pessoas não são instruídas com rigor na fé, existe sempre o perigo do sincretismo, ou seja, a mistura da fé cristã com elementos de outras tradições religiosas. A fim de promover o ensino sólido da fé, a diocese tem um centro de catequese em Gogounou, onde grandes grupos de catequistas recebem formação todos os anos.

Estes catequistas não recebem qualquer pagamento em troca do seu serviço nas suas comunidades, mas fazem este trabalho voluntariamente e apenas por amor a Deus. Assim, a fim de os ajudar no seu trabalho, a diocese gostaria pelo menos de lhes proporcionar um meio de transporte adequado, para que possam viajar sempre que necessário pelas estradas acidentadas e não alcatroadas destas áreas rurais. Ciclomotores e pequenas motocicletas são ideais, mas a Igreja local simplesmente não tem os recursos necessários para os comprar.

Assim, o Pe. Aurel Djidonou, coordenador do projecto da diocese, escreveu-nos: “Dirigimo-nos a vós para pedir ciclomotores para estes catequistas, que são bastante destemidos e estão dispostos a dar a vida por Cristo”. Com estas pequenas motocicletas, percorrerão colinas e vales, estradas mais ou menos acidentadas, para levar a Boa Nova ao povo, confortar e consolar os corações perturbados, transportar os doentes para o hospital, levar a Sagrada Comunhão aos frágeis e doentes, e muito mais. Estes veículos não são para diversão, mas para servir todas as pessoas sem distinção.”

Vamos dar 40.000 € para custear 15 destes ciclomotores para os catequistas, um para cada paróquia. Pode ajudar-nos?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.