PROJECTOS
BELIZE: Um convento para as Irmãs Vicentinas

Ajude as Irmãs Vicentinas a construir um convento em Belize e a continuar a sua missão junto dos mais pobres.
Belize é um pequeno país na América Central, com cerca de 400.000 habitantes. Como é uma antiga colónia inglesa, fala-se inglês. No entanto, muitos dos seus habitantes são imigrantes de outros países da América Central
A agricultura é a maior fonte de rendimento económico no país e muitas pessoas vivem e trabalham em plantações de banana, laranja e coco. O turismo também é importante e a construção nas principais zonas turísticas é a maior força empregadora, assim como a cultura de camarão. Mas, regra geral, o trabalho é mal pago e as mães que trabalham nessas quintas têm, muitas vezes, de deixar os seus filhos ao cuidado de amigos, vizinhos ou familiares.
Muitos jovens vêem que têm poucas oportunidades e acabam por se deixar arrastar para as drogas e o crime. Existem gangues de jovens por todo a parte. Outros procuram uma vida melhor no estrangeiro e partem, principalmente para aos EUA.
A Igreja Católica tem feito os possíveis para melhorar as oportunidades de vida destas pessoas. Desde 2013 que uma comunidade de Irmãs Vicentinas trabalha em 14 aldeias da Paróquia do Sagrado Coração, no distrito rural de Stann Creek, no sul do país. As três irmãs vêm do México, da Nicarágua e da Colômbia e, no seu ministério dedicado aos pobres, procuram “transmitir a paixão pelo Reino de Deus entre os pobres e necessitados”, dizem-nos. Estão muito empenhadas no apostolado juvenil, na catequese e na formação de catequistas e também organizam estudos bíblicos, visitam e apoiam as famílias e cuidam dos doentes, um serviço precioso que prestam nas 14 aldeias da paróquia.
No entanto, a sua missão é dificultada pelo facto de não terem um convento. Até agora têm vivido numa propriedade alugada numa das aldeias mais remotas, o que acaba por se tornar dispendioso. Além disso, uma casa própria dar-lhes-ia maior segurança e beneficiaria a sua vida religiosa. Por isso, desejam construir um convento na aldeia da Bella Vista, que tem uma localização estratégica. Mas são pobres e os habitantes também não podem contribuir o suficiente, por isso estão dependentes de ajuda externa.
Prometemos às Irmãs 20.000€ para poderem construir uma casa sólida e permanente. Querem ajudar-nos a apoiá-las?
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.