PROJECTOS

BANGLADESH: Um programa para a formação de leigos na Diocese de Rajshahi

Perto de 90% dos 170 milhões de habitantes do Bangladesh são muçulmanos. Os Cristãos representam uma ínfima minoria de menos de 1% da população total. Regra geral, pertencem a minorias étnicas desfavorecidas.

É também este o caso na Diocese de Rajshahi, no noroeste do país. Mais de 20,4 milhões de pessoas habitam nessa zona das quais só 71 mil são católicas. Pertencem também aos chamados adivasi, quer dizer, membros de diversas tribos autóctones. A maioria tem possibilidades muito limitadas de formação.

Apesar de, hoje em dia, a maioria saber ler e escrever, o que representa uma grande evolução, são também pobres e trabalham à jorna, são pequenos comerciantes, ou vivem com o que conseguem cultivar. A seca e as alterações climáticas são um grande problema.

A diocese lançou um programa, por um lado com o objectivo de ajudar os fiéis a aprofundar a sua fé, estudando mais o Evangelho e a doutrina da Igreja e, por outro, aumentando o seu conhecimento sobre os seus direitos sociais e para melhor expressarem os seus direitos. Os direitos humanos, o reforço dos valores cristãos, a luta contra o tráfico de seres humanos, a protecção das crianças, a dignidade das mulheres, a pastoral das prisões, assim como questões referentes à migração e à forma de abordar as condições climáticas extremas, são assuntos importantes que são tratados de uma perspectiva cristã. Participam nestes programas diferentes grupos de pessoas, cerca de 8.000 no total. Entre estas pessoas, encontram-se responsáveis locais, paroquianos que recebem formação para poder depois educar as populações locais e os jovens. Mas há falta de meios financeiros para o fazer.

O Padre Sagor Corraya, da Comissão Justiça e Paz, pediu-nos ajuda. Escreveu-nos:

Estou firmemente convencido que nos irão dar uma boa ajuda. Sem a vossa ajuda, é-nos totalmente impossível continuar os nossos programas. A vossa solicitude amorosa ajudará todos os nossos fiéis a receber uma boa instrução religiosa. Peço a Deus por todos durante a nossa celebração eucarística diária.”

Este ano, mais uma vez, desejamos apoiar este programa tão importante com a quantia de 2.500€. Quem irá ajudar-nos?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.