BANGLADESH: Na aldeia de Noyanagar, os cristãos rezam numa capela onde a chuva entra pelo telhado

NOTÍCIAS

Quarta-feira · 6 Outubro, 2021

No Bangladesh, onde a esmagadora maioria da população é muçulmana, os cristãos não representam mais do que 0,5% dos 169 milhões de habitantes. São poucos e normalmente confundem-se com os mais pobres e os mais marginalizados da sociedade.

É assim em Noyanagar, na região sul do país. A capela da aldeia retrata a vida dos que por lá vivem. Os habitantes pertencem ao grupo étnico Sandal, outrora um povo pagão e animista. Hoje, porém, é na sua maioria uma aldeia cristã.

Tal como as casas, a pequena capela tem paredes de barro e está meio arruinada. Construída há cerca de três décadas, são visíveis as rachas profundas e o telhado que não impede a chuva, de tal forma que, quando o Inverno se torna mais rigoroso, é impossível celebrar lá dentro.

Apesar de ser tão minoritária a comunidade cristã está em crescimento nesta região. A Igreja paroquial fica situada a quase uma dezena de quilómetros, mas a falta de meios de transporte e os caminhos em mau estado tornam a viagem difícil como se fosse uma distância enorme a percorrer.

É assim em Noyanagar, na região sul do país.

As populações locais são muito pobres mas alimentam o sonho de uma capela nova, onde não chova nem faça frio e onde possam continuar a participar activamente na vida da Igreja. Para isso, pediram ajuda à Fundação AIS, que avançou com uma contribuição de cerca de 10 mil euros.

O Padre Narayan Singh diz que este é apenas o desejo de um povo simples que quer continuar a rezar na sua capela todos os dias mesmo quando a chuva inclemente ameaça desabar sobre a aldeia. “Será uma grande alegria para os católicos e todo o povo da aldeia de Noyanagar poder rezar em paz e tranquilidade”, diz o sacerdote.

“A comunidade de fiéis de Noyanagar ficará eternamente grata aos benfeitores pelos seus corações calorosos que permitiram ajudar a construir esta capela”, afirma ainda o Padre Singh numa carta enviada para a Fundação AIS.