PROJECTOS

BANGLADECHE: Uma nova capela para uma aldeia da Diocese de Sylhet

A comunidade católica de Ischachora Punjee agradece a ajuda para a construção da sua nova capela, um símbolo de fé e esperança para as 16 famílias católicas da aldeia.

A Diocese de Sylhet só foi criada em Fevereiro de 2011. Situa-se o Nordeste do Bangladeche. Os cerca de 20 mil católicos que a habitam são uma ínfima minoria da população total da diocese, que conta com 14 milhões de habitantes. A maioria dos fiéis pertence a minorias étnicas e são muito pobres. Vivem à margem da sociedade.

É o caso de Ischachora Punjee, uma aldeia que pertence à Paróquia de Lokhipur. Esta localidade situa-se a 14 km do centro da paróquia. Das 36 famílias que vivem na aldeia, 16 são católicas.

Antigamente, os fiéis católicos dispunham de uma capela modesta., que era também o único lugar que servia de escola para as crianças e para outros eventos. Mas, em 2019, esta capela foi destruída durante os violentos motins. Desde então, os fiéis ficaram sem lugar para celebrar a Eucaristia, para rezar juntos, para a catequese e outras actividades pastorais. A aldeia mais próxima é longe e a população não pode lá chegar a pé, porque não existem estradas adequadas nem transportes públicos. E foi assim que em certas ocasiões, celebravam a Eucaristia em casas privadas.

Graças à vossa ajuda de 20.800€, puderam por fim construir uma capela que está protegida por um muro. Foi consagrada por D. Shorot Francis Gomes na presença de uma boa parte dos membros da comunidade católica. Numerosos sacerdotes, religiosos e catequistas e muitos fiéis vieram de outras localidades para participar na celebração.

Não foi fácil concluir os trabalhos e houve alguns desafios a vencer. Por exemplo, as chuvas inesperadas tornaram difícil o transporte dos materiais de construção pelas estradas já de si em mau estado. Mas apesar de tudo, os fiéis estão felizes com o seu lugar de culto.

A capela é um sinal e um símbolo da sua fé e da sua esperança, e da sua vida comunitária. Em nome do bispo, de toda a Diocese e da Paróquia local de Ischahora Punjee, gostaria de exprimir a nossa profunda gratidão. É com alegria que vos transmitimos os nossos agradecimentos!”

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.