ÁFRICA DO SUL: Diocese de Durban desenvolve projecto de acolhimento de refugiados com o apoio da Fundação AIS

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 30 Julho, 2021
Na África do Sul, país que tem vivido nas últimas semanas uma gigantesca onda de distúrbios, com mais de 330 mortos e milhares de detidos – em protesto pela prisão de Jacob Zuma, um antigo presidente que desrespeitou uma ordem do Tribunal numa investigação a alegados actos de corrupção durante o seu mandato na chefia do Estado –, ganha relevo um projecto da Igreja para o acolhimento de refugiados.

Trata-se de uma iniciativa da Arquidiocese de Durban que conta com o apoio da Fundação AIS. O país acolhe actualmente cerca de 270 mil refugiados e requerentes de asilo, mas o verdadeiro número de migrantes não documentados será, muito provavelmente, maior. Trata-se de pessoas que fugiram de um ambiente de violência e de guerra mas também de pobreza extrema e miséria nos seus países de origem.

Cerca de 84% de todos os refugiados são provenientes do Zimbabué, Etiópia, Nigéria, República Democrática do Congo e Ruanda.

Por norma, a vida dos refugiados não é fácil. Muitos dos que conseguiram chegar à África do Sul tiveram de enfrentar novos desafios, novos problemas. Muitas vezes, os requerentes de asilo são vítimas de violência por parte das populações locais que os culpam pela criminalidade e desemprego e têm por isso dificuldade em conseguir inserção no mercado de trabalho.

Perante esta realidade, a Arquidiocese Católica de Durban tem vindo a promover desde 2013, com o apoio da Fundação AIS, um projecto pastoral para os refugiados. Nesta cidade localizada na costa da África do Sul, os requerentes de asilo são convidados a participar em seminários e ‘workshops’, que visam facilitar uma melhor integração na realidade local.

Este projecto envolve ainda programas específicos como o pagamento de propinas escolares para as crianças, fornecimento de comida e abrigo aos refugiados recém-chegados e ensino do Inglês e da língua local IziZulu, especialmente para quem vem de regiões francófonas.

Georgette Ntambwa, uma das jovens beneficiárias deste projecto, escreveu à Fundação AIS para agradecer a ajuda que recebeu. “Muito obrigado pela contribuição e participação nas minhas propinas escolares, agradeço-vos muito porque a minha mãe não conseguia fazê-lo. Estou no 8º ano no Liceu Westrich. Muito obrigado. Tudo o que posso dizer são palavras de gratidão porque não tenho nada para vos dar em troca. Apenas palavras e actos de gratidão…”

A educação é, de facto, a melhor ferramenta que se pode oferecer aos jovens refugiados para que possam ter uma vida digna no futuro.

Hupenyu Makusha, coordenador deste projecto pastoral em Durban, sublinha à Fundação AIS a importância desta iniciativa. “As crianças que receberam assistência e apoio progrediram e estão agora a defender as suas famílias…” Este projecto, acrescenta ainda o responsável, “tem transformado a vida de muitas famílias de refugiados”, e a ajuda da Fundação AIS está a revelar-se essencial para que mais requerentes de asilo possam beneficiar desta iniciativa da Igreja “especialmente neste ano de 2021…”