ZÂMBIA: O amor do Evangelho sobre rodas

banner zambia

CAMPANHAS

Zâmbia

São muitos os desafios que se colocam ao  trabalho pastoral neste país, mas a falta de estradas, ou a péssima qualidade das que existem, é um dos maiores problemas que padres, irmãs e catequistas têm de enfrentar. Os catequistas locais passaram a ter, agora, outra pedalada…

Um dos grandes desafios que a Igreja enfrenta é a disseminação das seitas, que frequentemente tentam atrair os fiéis católicos, especialmente em áreas onde há poucos sacerdotes. Face a esta realidade, a questão da mobilidade dos padres ganha um relevo muito especial.

Distribuição de 114 bicicletas para os catequistas da Diocese de Mpika

Como em quase todos os países em África, as paróquias na Zâmbia cobrem vastas áreas e incluem numerosas pequenas aldeias distantes umas das outras, por vezes muitas dezenas de quilómetros. Não sendo possível à Igreja consertar as estradas, há que encontrar maneira de facilitar a missão dos que têm de viajar para dar assistência aos fiéis. É aqui que entra a Fundação AIS.

A Diocese de Mpika, na Zâmbia, é um exemplo da ajuda que a Fundação AIS está a fazer chegar à Igreja em África, facilitando a mobilidade.

O Padre Giuseppe pediu a nossa ajuda porque precisava urgentemente de bicicletas para os seus catequistas diocesanos. Graças à generosidade dos benfeitores da Fundação AIS, no passado mês de Março, foram distribuídas 114 bicicletas para que estes catequistas, que “estão na linha da frente”, pudessem “ajudar os seus padres a mobilizar as pessoas, para que a presença da Igreja aconteça mesmo nos lugares mais distantes, mesmo nas aldeias quase sem acessos.”

Os catequistas são essenciais no ministério pastoral da diocese. Mais de metade destes catequistas trabalham livremente como voluntários não remunerados. As bicicletas tornaram o seu trabalho muito mais fácil e eficaz, permitindo-lhes deslocar-se mais rapidamente de uma aldeia para outra.

Há uma grande alegria entre eles, e queremos agora transmitir os seus agradecimentos a todos os que contribuíram.

“É difícil perdoar e esquecer e, com tudo aquilo por que passei às mãos do Boko Haram, nem consigo acreditar que sou eu que digo isto, mas perdoei-lhes no meu coração, e rezo pela redenção das suas almas.”

CAMPANHAS

Apoiar esta campanha

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Leve o AMOR SEM LIMITES
às religiosas e sacerdotes e às suas comunidades nos países mais pobres e perseguidos apoiando projectos como estes:

| NIGÉRIA
Aquisição de auromóveis para a segurança dos sacerdotes contra raptos e ataques à comunidade católica na região.*

| SENEGAL
Ajuda de subsistência para apoiar o apostolado das Irmãs da Ordem de Santa Clara.

5.000 €

| PERU
Apoio a 26 irmãs de oito congregações na Arquidiocese de Huancayo para trabalho de apostolado.
10.870 €

*Por motivos de segurança dos sacerdotes e religiosas na Nigéria, não podemos comunicar os montantes dos projectos que a Fundação AIS está a apoiar.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração. Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

Não obstante a pressão internacional sobre o património religioso e cultural tradicional da Zâmbia, o direito à liberdade religiosa é respeitado na Zâmbia, e é provável que esta situação se mantenha num futuro previsível.

ZÂMBIA