PROJECTOS

UCRÂNIA: Uma casa para os Frades Capuchinhos em Lviv

Em vários lugares na Ucrânia os Frades Capuchinhos dirigem paróquias prósperas e, além da Santa Missa, oferecem muitas outras oportunidades espirituais tanto para crentes como para os que estão à procura. Estão disponíveis para todos aqueles que desejem falar com alguém sobre a fé, a sua vida pessoal, as suas questões e preocupações. No actual tempo de guerra e crise, esta necessidade de aconselhamento espiritual tem crescido muito. Pois, embora Lviv seja actualmente pouco afectado pelos combates, há um número incontável de refugiados de outras partes do país, necessitando não só de um tecto, mas também de apoio espiritual, conselho e consolo.

Em Setembro de 2021, a convite do Arcebispo Mokrzycki, três padres capuchinhos foram para Lviv. Estão a planear promover aulas de catequese a adultos, encontros com Franciscanos da Ordem Terceira e grupos de oração no espírito do Santo Padre Pio. Mas o seu apostolado mais importante é o confessionário. Na catedral há oportunidades de confissão a qualquer hora do dia e os padres capuchinhos estão entre os padres que ali se encontram regularmente disponíveis para oferecer o Sacramento da Reconciliação.

UCRÂNIA: Uma casa para os Frades Capuchinhos em Lviv

No passado existiam dois mosteiros capuchinhos em Lviv. No entanto, esses edifícios foram confiscados pelos comunistas e ainda hoje são utilizados para outros fins, de modo que parece quase impossível que sejam devolvidos.

Até ao momento, os três padres capuchinhos têm vivido num apartamento apertado de duas assoalhadas. Montaram uma pequena “capela” num armazém e a cozinha também serve de sala de estar. Claramente, não há absolutamente nenhum lugar para eles se reunirem com os fiéis, por isso os encontros de oração, as conversas e a adoração eucarística realizam-se principalmente em casas particulares ou apartamentos, ou mesmo em estalagens ou locais públicos. No Verão, os frades podem frequentemente encontrar-se nos parques ou nas ruas, tocando, falando com as pessoas sobre Deus e dando-lhes consolo. Mas, evidentemente, eles precisam de um espaço adequado para as suas actividades pastorais, e por isso recorreram a nós em busca de ajuda.

Agora surgiu uma oportunidade de comprar e renovar uma casa no bairro de Male Golosko, que é também o local onde se situa o cemitério com as sepulturas dos capuchinhos que morreram no passado. Propomo-nos ajudá-los com uma contribuição de 50.000€, para que em breve possam ter uma casa adequada às suas necessidades pastorais.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

O maior desafio à liberdade religiosa na Ucrânia é a situação nos territórios ocupados. Na área controlada pelas autoridades de Kiev, os casos de discriminação religiosa são, até à data, sobretudo incidentes perpetrados contra indivíduos, e não violações sistémicas da liberdade religiosa.
Tragicamente, a guerra parece ter-se enraizado cada vez mais. As violações dos direitos humanos, incluindo as violações da liberdade religiosa, não diminuirão. As perspectivas continuam a ser negativas.

UCRÂNIA