PROJECTOS
UCRÂNIA: Formação psicológica para padres
Padres ucranianos vão receber formação psicológica para cuidar das vítimas traumatizadas pela guerra
Enquanto no princípio da guerra a ênfase estava centrada na ajuda material directa às famílias refugiadas que tinham necessidades imediatas de alojamento, alimentação e cuidados de saúde, está hoje cada vez mais centrada no apoio psicológico e espiritual para as pessoas que sofreram um trauma emocional profundo causado pelos horrores por que passaram. Cerca de 80% do povo Ucraniano sofreu alguma forma de trauma, de acordo com o Arcebispo Sviatoslav Shevchuk, Metropolita da Igreja Católica Grega da Ucrânia.
Muitas vezes as únicas pessoas a quem pedem ajuda são os padres.
Mas, para apoiar quem está profundamente traumatizado, eles precisam de formação psicológica para que essa ajuda seja eficaz. Para além disso, os próprios padres estão também expostos aos horrores da guerra e precisam também de apoio para evitar um esgotamento. Precisam de ser capazes de responder com verdadeira empatia às vítimas e, ao mesmo tempo, preservar o seu bem-estar psicológico.
O Bispo Católico Grego Maksym Ryabukha de Donetsk descreve-se como um “bispo sobre rodas”. Está “constantemente a visitar as paróquias para chegar às pessoas nas suas casas. Desta forma, consigo ver a vida humana em toda a sua profundidade”.
O stress psicológico da guerra faz com que muitas crianças percam, por exemplo, a capacidade de ler, escrever ou mesmo falar. Precisamos de pessoas treinadas profissionalmente que ajudem estes jovens a recuperar a sua saúde psicológica. Precisamos de aprender como os podemos ajudar. Muitas pessoas estão a lutar para recuperar a sua vida normal, mas estão bloqueadas. Assim, resolvemos organizar sessões de formação psicológica para padres e outras pessoas que trabalhem nas paróquias.
D. Maksym Ryabukha
Temos trabalhado com um centro de saúde psicológica, no desenvolvimento de um programa de treino em psicoterapia, para que estes padres não só se tornem capazes de prestar ajuda a outras pessoas, tanto durante como depois da guerra, como também de cuidar da sua própria saúde psicológica.
Trata-se de um programa de três anos que inclui conferências e instrução prática. Os participantes recebem simultaneamente apoio espiritual e psicológico por padres e psicólogos com experiência. Desta forma, os padres envolvidos podem usufruir de supervisão e aconselhamento individual.
Propomos uma ajuda de 30.000€ para que os 25 participantes possam completar este curso de três anos que, directa ou indirectamente, irá beneficiar milhares de pessoas.
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.
