PROJECTOS

UCRÂNIA: Apoio a um curso de estudo no "apostolado bíblico" para catequistas

A mais recente carta papal Antíquo Ministerium, na qual o Papa Francisco estabelece o “ministério leigo” do catequista, com as suas próprias responsabilidades litúrgicas, foi uma fonte de grande alegria para a AIS.

A AIS já apoia o trabalho dos catequistas em muitos países de todo o mundo. Só no ano de 2020 apoiámos mais de 18 mil catequistas no seu trabalho em todos os continentes – a maioria deles na Ásia e em África, mas também na América Latina e na Europa oriental. No ano passado, a AIS apoiou 20 projectos que envolvem equipar os catequistas com materiais técnicos para o seu trabalho ou com materiais para o seu trabalho pastoral e catequético. Além disso, houve 35 projectos para a formação e formação contínua de catequistas em 18 países.

UCRÂNIA: Apoio a um curso de estudo no "apostolado bíblico" para catequistas

Na Ucrânia, a AIS está actualmente a apoiar um curso de estudos bíblicos para o ano lectivo 2020/21, envolvendo 32 estudantes de várias áreas da Ucrânia. É ministrado por professores e docentes da Faculdade Teológica de Lviv e do seu Instituto Catequético e Pedagógico. A maior parte do ensino é feito online, mas também há três cursos intensivos de três dias. Há 10 anos, a comissão catequética da Igreja Católica Grega Ucraniana reforçou o seu foco na área do apostolado bíblico. O objectivo era encorajar os fiéis a melhor compreender a Sagrada Escritura e, assim, aprofundar a sua fé. Assim, a publicação da Sagrada Escritura foi massivamente aumentada, e ao mesmo tempo foi desenvolvido este curso para catequistas. Desde então, o número de círculos de estudo Bíblico nas paróquias aumentou de forma impressionante.

A AIS está a apoiar estes estudos, que terminarão com uma dissertação académica. Este ano damos uma ajuda de 4000 €.

UCRÂNIA: Apoio a um curso de estudo no "apostolado bíblico" para catequistas

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.