SRI LANKA: Ajuda para renovar e ampliar uma capela para trabalhadores de plantação de chá

PROJECTOS

REP. DEM. CONGO: Equipamento técnico para uma estação de rádio Católica

A Paróquia de Maliboda Daraniyagala inclui 53 famílias católicas que trabalham nas plantações de chá da região. Tal como os seus colegas hindus, são originários da Índia. Mas ao trabalhar nas plantações ganham muito pouco e vivem em condições muito precárias. Doze famílias são obrigadas a partilhar uma única casa de banho e a educação escolar é um sonho para a maioria deles. Assim que uma criança tem idade suficiente para chegar às folhas nos arbustos, ele ou ela também é enviado para trabalhar nas plantações. Quando chove, não há trabalho para a família, e, portanto, também não há dinheiro. A Igreja Católica está a cuidar do bem-estar dos trabalhadores da plantação, independentemente de serem cristãos ou hindus, e a apoiar o povo nas suas necessidades.

Para as famílias católicas locais a sua fé é muito importante. “Eles testemunham o amor de Cristo e vivem juntos em harmonia”, diz o Pe. Sanjeewa Peiris que veio pedir-nos ajuda em nome da Diocese de Ratnapura. Porque, neste momento, a comunidade católica não tem onde se reunir para rezar. Na década de 50, foi oferecido à Igreja Católica um edifício na plantação, originalmente para outros fins. E tem servido como capela desde então. Mas a chuva forte reduziu-a quase a ruínas. O membro mais velho da paróquia pode testemunhar que nunca foi reparado e agora os peritos avisaram que a capela já não é segura para ser usada, sobretudo em dias de chuva, uma vez que pode ruir a qualquer momento.

É muito difícil para os fiéis católicos ter de passar sem a Santa Missa, a catequese, ou um lugar para se reunirem e rezarem. Eles gostariam de poder voltar a usar a capela, mas primeiro necessitará de profundas obras de renovação e reparação. O telhado precisa de ser substituído, os postes de betão terão de ser introduzidos e os elementos de madeira em decomposição e os cabos eléctricos completamente substituídos. Ao mesmo tempo, o edifício precisa de ser ampliado, uma vez que é demasiado pequeno. A administração da plantação autorizou a obra, mas, infelizmente, a pandemia levou a um aumento acentuado dos preços. Embora os fiéis católicos já tenham angariado algum dinheiro, não está nem perto de ser suficiente. No entanto, eles prometeram contribuir para o projecto com o seu próprio trabalho. Propomos ajudar com 10.150 €, para que os fiéis locais se possam reunir em breve e rezar na sua capela.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.