PROJECTOS

GUATEMALA: Uma casa paroquial para uma nova paróquia numa área remota

A Paróquia de Sexan foi criada apenas em Janeiro de 2021. Situa-se no nordeste da Guatemala, numa região remota e subdesenvolvida da zona montanhosa. Nenhuma das 21 aldeias pertencentes à freguesia tem eletricidade ou telefone. Os povos aqui pertencem à tribo indígena Kekchi, um dos grupos étnicos Maias do país. Eles vivem à margem da sociedade moderna e são desfavorecidos em muitos aspectos.

O padre que dá assistência à paróquia ainda vive muito longe, na paróquia vizinha. Demora uma hora e meia para chegar à Paróquia de Sexan e três horas para chegar a algumas das aldeias mais remotas da paróquia.

Actualmente existem 714 famílias católicas na paróquia. No entanto, graças ao trabalho pastoral que está a ser feito, muitas outras famílias começam a regressar à fé católica. A necessidade de acompanhamento espiritual é imensa, mas devido à distância física simplesmente não é possível ao padre providenciar o tipo de acompanhamento espiritual intensivo de que realmente precisam.

GUATEMALA: Uma casa paroquial para uma nova paróquia numa área remota

Os próprios fiéis angariaram dinheiro para uma nova casa paroquial. Mas são pobres, vivem principalmente da produção de canela e mal conseguem fazer face às suas despesas. Por isso, prometemos uma contribuição de 11.200 €, para que o padre possa realmente viver na paróquia e estar mais próximo do seu povo.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.