Desde o séc. XI que o Senegal tem tido uma forte influência muçulmana e hoje esta nação de 17.2 milhões de habitantes na África Ocidental é mais de 90% muçulmana, com o Sufismo, uma forma mística do Islão, espalhado por todo o país. Tradicionalmente, as relações entre Muçulmanos e Cristãos no país têm sido tolerantes e pacíficas. No entanto, aqui, como em inúmeras zonas de África, a forma do Islão vai-se tornando cada vez mais radical pela influência da Arábia Saudita.

Os Cristãos são de facto uma minoria de 5%, na sua maioria católicos. No entanto, a Igreja dirige numerosas escolas e instituições de caridade, como orfanatos e clínicas rurais, que estão abertas a todas as crenças religiosas. No coração destas actividades, o que as sustém e mantém cheias de vida, assim como a vida da Igreja, é a Oração. Pois nada frutifica sem a Oração.

SENEGAL: Apoio ao apostolado de cinco Irmãs da Ordem de Santa Clara

Em Dezembro de 2020, para fortalecer este elemento contemplativo na vida da Igreja do Senegal, cinco Irmãs da Ordem de Santa Clara instalaram-se naquela que é hoje a sua casa provisória em Ndollor, na Arquidiocese de Dakar. Foram enviadas pela sua casa mãe de Abijan, na Costa do Marfim, para fundar uma nova casa no Senegal. O Arcebispo Benjamin Ndiaye de Dakar convidou-as na esperança de que a sua presença e a sua vida de Oração contribuísse para o acolhimento e enraizamento da mensagem do Evangelho nos corações dos fiéis.
Para já, as irmãs estão alojadas temporariamente. Vivem da terra, plantam ervilhas, amendoins e milho. Mas a vida é difícil. “É raro chover e só durante três meses no ano”, escrevem-nos. “A estação seca dura nove meses nesta região. Temos de confiar na Divina Providência e ter esperança que a próxima estação seja melhor.” Em cada dia, a vida aqui é pobreza e luta pela sobrevivência, não só para nós mas para todas as outras pessoas. Como congregação mendicante que somos, dependemos principalmente dos donativos que recebemos de várias fontes. Mas os agricultores locais são ainda mais pobres que nós e partilhamos com eles o pouco que temos. Além disso, somos uma fundação nova. Não é fácil construir um convento. Requer meios financeiros consideráveis, o que não facilita a nossa situação.”
As Irmãs têm um pequeno atelier onde fazem velas, bálsamos e artigos litúrgicos que vendem para a sua subsistência, mas as suas condições de vida são muito básicas. Muitas vezes não têm electricidade e têm de rezar o ofício da noite com as suas lanternas de bolso. Recorreram a nós numa confiança humilde: “Ousamos bater à porta da vossa instituição, o que significa dos vossos corações, para pedir um apoio financeiro a fim de que possamos comprar comida para nós e para todos os que vêm bater à porta do nosso convento. Ao ajudar-nos, também ajudam os membros oprimidos de Cristo.”

Prometemos-lhes um apoio de 30.000 €.

VAMOS AJUDAR?

SENEGAL: Apoio ao apostolado de cinco Irmãs da Ordem de Santa Clara

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.