RÚSSIA: Estipêndios de Missa para os 43 sacerdotes da Diocese de São José em Irkutsk

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Com uma área de 10 milhões de km², a Diocese de São José em Irkutsk é maior do que todos os Estados Unidos. Na fronteira com a China, o Oceano Pacífico e o Alasca, ela abrange sete fusos horários diferentes. Espalhados por toda esta vasta área estão 52 mil católicos, actualmente assistidos por 43 sacerdotes da diocese, os quais enfrentam enormes desafios.

O clima é extremo, com temperaturas no Inverno que chegam aos 50° negativos – e em alguns lugares ainda mais baixas. Yakutsk, por exemplo, experimenta temperaturas polares até 70° negativos, tornando-se a cidade mais fria do mundo. O Inverno aí dura quase nove meses e muitos lugares vêem pouca luz do dia. Há vários grupos indígenas ainda a viver nesta área, muitos dos quais ainda praticam o xamanismo, embora hoje em dia a maioria sejam cristãos. Os Padres Salesianos têm uma missão em Yakutsk e outra na cidade de Aldan, a cerca de 500 km de distância. Todas as semanas, os Salesianos de Aldan visitam os yakuts católicos que vivem em várias aldeias circundantes. Há também outros lugares, por vezes a centenas de quilómetros de distância, que eles só podem visitar uma vez por ano.

Tal como eles, os outros sacerdotes da diocese têm de percorrer longas distâncias para visitar as comunidades católicas dispersas e levar-lhes os sacramentos. Eles têm de trabalhar nas mais difíceis condições, dependendo para a sua sobrevivência das colectas e estipêndios de Missa dadas pelos católicos locais. Mas estas pessoas são muito pobres e pouco podem fazer para apoiar os seus padres. Consequentemente, os estipêndios de Missa que lhes enviamos são uma enorme ajuda. No ano passado, graças à vossa generosidade, pudemos apoiar estes 43 padres com estipêndios de Missa num valor total de 24.000 €.

O Pe. W?odzimierz Siek, vigário-geral da diocese, escreveu em nome dos seus colegas sacerdotes para agradecer a todos vós. Ele escreve: “Faz-nos entender que os nossos benfeitores estão a partilhar directamente no nosso apostolado, e conforta-nos pensar que não estamos sozinhos como padres nestes vastos locais remotos da Sibéria. Assim, o frio intenso lá fora e a neve profunda parecem menos assustadores. Os meus sinceros agradecimentos a todos por se associarem ao nosso apostolado e partilharem o nosso ministério através do vosso apoio. Rezamos por todos vós, juntamente com os nossos fiéis católicos. Que Deus vos recompense pela vossa generosidade!”

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.