PROJECTOS
REPÚBLICA DA MOLDÁVIA: Ajuda de subsistência
Apoio à subsistência e ao ministério de 22 religiosas e um religioso
A República da Moldávia está situada a leste da Roménia e a sul e oeste da Ucrânia. Este pequeno país, que se tornou independente em 1991 depois do colapso da União Soviética, é um dos mais pobres da Europa. Uma parte significativa da população adulta vive regularmente no estrangeiro durante maiores ou menores períodos para ganhar a vida. Como consequência, as crianças e os idosos são deixados para trás, sozinhos. Infelizmente, muitas mães só regressam muitos anos depois, e às vezes nunca, porque se tornaram vítimas do tráfico de seres humanos e foram forçadas à escravatura sexual. Segundo as estimativas, cerca de 100 mil crianças são afectadas por este padrão de imigração dos pais e entregues a si próprias ou ao cuidado dos avós, que muitas vezes precisam, eles próprios, de ajuda.
Vinte e duas religiosas católicas e um religioso, pertencentes a oito congregações religiosas distintas, estão hoje ao serviço dos pobres e abandonados, dos doentes, dos idosos e das crianças negligenciadas. Trabalham, simultaneamente, nas paróquias, dando catequese e assegurando as funções de sacristãs, de modo a garantir que a Santa Missa seja celebrada adequadamente e com dignidade, e que as igrejas se mantenham limpas e bonitas.
O Bispo Anton Coşa está muito agradecido pelo trabalho destes religiosos. Mas, neste país, a Igreja Católica é pequena e depende muito da ajuda do exterior. A situação económica, que se agravou ainda mais por causa da guerra na Ucrânia, reduziu as colectas. A população católica, que ronda os 20 mil fiéis, só pode, na sua maioria, contribuir com o modesto “óbolo da viúva”.
E, por isso, com o vosso apoio generoso, a Fundação AIS interveio prometendo aos 23 religiosos uma ajuda de 23.000€ para as despesas de subsistência, ou seja, 1000€ por pessoa para este ano. Sem dúvida que estes corajosos irmãos exercem a sua missão por puro amor a Deus, tendo, também eles, de lidar com o aumento vertiginoso do custo de vida. Vamos ajudá-los para que continuem a levar esperança e consolação a tantos fiéis?
PROJECTOS
Apoie este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.
