REPÚBLICA CHECA: Ajuda para a formação de 15 seminaristas no seminário arquidiocesano de Praga

PROJECTOS

O seminário arquidiocesano de Praga é um dos dois seminários na República Checa. Actualmente há 15 jovens, de cinco dioceses diferentes, em formação para o sacerdócio. A sua futura missão como padres não será fácil uma vez que, com 34% da população a declarar não ter denominação religiosa e mais 44% a não dar indicação de qualquer filiação religiosa, a República Checa é um dos países mais ateístas da Europa. Apenas 10,4% da população é católica, enquanto 11% pertence a outras denominações cristãs. No entanto, nos lugares onde as pessoas encontraram o seu caminho para a fé, há muitas comunidades com famílias jovens. Consequentemente, os padres são urgentemente necessários.

Estes futuros padres já tiveram a oportunidade, durante a pandemia do coronavírus, de dar testemunho da sua fé católica ao povo do seu país. Pois têm visitado os hospitais, oferecendo um serviço excepcional aos doentes, e adicionalmente ajudando a fazer máscaras de protecção para as pessoas usarem.

A República Checa é um dos países mais afectados pela pandemia, tanto na Europa como mais recentemente no mundo. Segundo dados oficiais, tinham sido infectadas até meados de Março de 2021, cerca de 1,45 milhões de pessoas de uma população de 10,6 milhões – ou seja, quase uma pessoa em cada sete. O Arcebispo de Praga, o Cardeal Dominic Duka, efectivamente atribuiu ao seminário de Praga a Medalha de Ouro de Santo Adallbert, em reconhecimento dos corajosos e altruístas actos de serviço dos seus seminaristas.

A AIS está a apoiar estes padres na sua formação no seminário de Praga, tal como faz regularmente. Este ano vamos dar 4500 €.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.