Orações e Novenas

Apoiar Campanha
9 maio 2022

Novena das 24 Rosas

No dia 1 de Outubro celebramos a festa da "maior santa de todos os tempos modernos", nas palavras do Papa S. Pio X.

Na sua curta existência, Santa Teresinha compreendeu o amor de Deus por nós e escolheu o caminho da infância para modelo espiritual. À primeira vista, parece ter sido santa desde a infância, mas a sua história revela um caminho de amadurecimento à custa de muitos sofrimentos. Tudo isso a levou a oferecer-se em holocausto à Misericórdia Divina, dia após dia da sua vida, com muita simplicidade e pequenez. Amava e confiava em Deus total e absolutamente.

Aos 10 anos, teve uma experiência de Nossa Senhora que marcou a sua vida:

“No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e, de repente, a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu”

Nas nossas necessidades, dirijamo-nos a ela com confiança.

Origem da Novena

No dia 3 de Dezembro de 1925, o Pe. António Putingan, SJ, começou uma novena em honra de S. Teresinha. Com esta intenção começou a rezar, durante a novena, 24 Glória ao Pai, em acção de graças à Santíssima Trindade, pelos favores e graças concedidos a S. Teresa durante os 24 anos da sua existência terrena. Pediu o padre que lhe desse um sinal de que a novena era ouvida, e este sinal seria receber uma rosa fresca e desabrochada. No terceiro dia da novena uma amiga procurou-o e oferece-lhe uma rosa vermelha. No dia 24 do mesmo mês o padre começou uma segunda novena e pediu uma rosa branca. Ao quarto dia da novena, uma religiosa-enfermeira do hospital, trouxe uma linda rosa branca dizendo: “Aqui está uma rosa que Santa Teresinha envia a Vossa Reverência”. Surpreendido, pergunta o padre: “Donde vem esta rosa?” “Fui à capela onde se acha adornada uma bela imagem de Santa Teresinha,” diz a religiosa, e, ao aproximar-me do altar da Santinha, caiu aos meus pés esta rosa. Quis colocá-la de novo na jarra, mas lembrei-me de a trazer a Vossa Reverencia.”

Alcançadas as graças pedidas resolveu propagar a Novena. Assim, do dia 9 ao 17 de cada mês, todas as pessoas que desejem fazer a novena dos 24 Glória ao Pai unem as suas intenções às das pessoas que, na mesma época, fazem a dita novena, e estabelece-se, desta maneira, uma bela comunhão de orações.

No entanto, a novena pode ser rezada em qualquer altura do ano.

Modo de rezar

Durante nove dias reza-se a coroa das 24 Glórias à Santíssima Trindade, em acção de graças pelos dons concedidos a S. Teresinha durante os 24 anos da sua vida e pela glória que lhe concedeu no Céu, depois da morte.

No fim, com simplicidade, fervor e confiança, expomos o que desejamos acrescentando a seguinte oração:

Oração

Ó Santa Teresinha do Menino Jesus, que na vossa curta existência, fostes um espelho de angélica pureza, de forte amor e generoso abandono a Deus, agora que gozais o prémio das vossas virtudes, volvei o vosso olhar para mim que em vós confio.

Fazei vossa a minha aflição; dizei por mim uma palavra àquela Virgem Imaculada, de quem fostes a flor predilecta, a Rainha do Céu que vos sorriu na manhã da vida; dizei-lhe que como Senhora do Coração de Jesus, me obtenha com a sua poderosa intercessão a graça que presentemente tanto desejo:

(Expõe-se o pedido mentalmente.)

e que acompanhe com uma bênção, que me fortifique na vida, me defenda na morte, e me conduza à feliz eternidade. Assim seja.

Glória ao Pai... (24 vezes)

V. Santa Teresinha do Menino Jesus,

R. Rogai por nós!

(No fim das 24 glórias:)