PORTUGAL: Juntar mais de 1 milhão de crianças a rezar pela paz é objectivo de Fundação AIS para dia 18 de Outubro

Com várias guerras em simultâneo, desde a Ucrânia à Terra Santa, passando pelo Sudão e por tantos países, a Fundação AIS volta a convocar as crianças para uma jornada muito especial de oração do Terço pela Paz que, no ano passado, juntou já mais de 1 milhão de pessoas. Mas a fundação pontifícia quer aumentar ainda mais esse número já de si incrível e fazer deste evento “um grito de alerta”. “As crianças não querem mesmo viver num mundo em guerra”, diz a directora da AIS em Portugal.

O Santuário de Fátima onde em 1917 Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos, volta a ser um dos lugares mais simbólicos para a jornada de oração Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz, iniciativa que a Fundação AIS organiza a nível internacional e que tem congregado, de ano para ano, cada vez mais pessoas. No ano passado, e pela primeira vez, houve mais de 1 milhão de inscritos nos vários secretariados que a fundação pontifícia tem espalhados pelo mundo. Foram pessoas oriundas de cerca de 80 países de todos os continentes.

Este ano, o objectivo é fazer crescer ainda mais esse número. “Queremos que mais e mais pessoas se juntem a nós”, diz Catarina Martins de Bettencourt, directora da Fundação AIS em Portugal.

Depois de teremos ultrapassado o número mágico de 1 milhão de participantes inscritos, o que significa que terão sido provavelmente mais pessoas, pois muitas nunca se inscrevem neste tipo de iniciativas, o nosso objectivo este ano é fazer crescer esta jornada de oração, juntando mais colégios, grupos de catequese, paróquias, famílias, fazendo deste dia 18 de Outubro um enorme clamor pela paz no mundo.”

UM GRITO DE ALERTA

Pelo 19º ano consecutivo, esta iniciativa, organizada a nível internacional pela Fundação AIS, procura ser como que “um grito de alerta para os responsáveis das nações para que compreendam que as crianças não querem mesmo viver num mundo em guerra, com pessoas em lágrimas, com milhões de deslocados e refugiados, com multidões em sofrimento”, sintetiza a responsável do secretariado nacional da fundação pontifícia.

Este ano, e uma vez mais, o Santuário de Fátima colabora com a Fundação AIS nesta iniciativa, colocando a Capelinha das Aparições, em Portugal, onde o Terço com as crianças vai ser rezado juntamente com o Cardeal António Marto, como o centro espiritual do mundo. Um mundo onde a guerra é, infelizmente, a realidade de milhões de pessoas em inúmeros países.

É assim na Ucrânia, em plena Europa, é assim na Terra Santa, em Mianmar, no Sudão, é assim também em tantos países mergulhados em conflitos regionais e no terrorismo, como é o caso da Nigéria, da República Centro-Africana, ou de Moçambique… Como todos os anos, no site da Fundação AIS está disponível o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias. Estes materiais contêm, por exemplo, instruções sobre como rezar o Terço e ainda um cartaz para ajudar a divulgar a iniciativa a nível local.

Dia 18 de Outubro, as crianças querem mostrar a todos que a força da fé tem mais poder do que todas as armas do mundo.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt