PORTUGAL: Fundação AIS aplaude nomeação pela Comissão Europeia de novo Enviado Especial para a Liberdade Religiosa

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 7 Maio, 2021

“A nomeação demonstra o compromisso da Comissão em enfrentar o desafio da liberdade religiosa e garantir o cumprimento deste direito individual.” Foi assim que o presidente executivo internacional da Fundação AIS comentou a nomeação, na quarta-feira, 5 de Maio, pela Comissão Europeia, de Christos Stylianides para o cargo de Enviado Especial para a promoção da Liberdade Religiosa da Comissão Europeia.

“É essencial [esta nomeação] porque para as vítimas de perseguição o mero conhecimento de que alguém se importa [com os seus casos] mantém viva a esperança”, disse ainda Thomas Heine-Geldern.

O presidente executivo internacional da Fundação AIS recordou o trabalho que Stylianides realizou na Síria e Iraque numa altura em que foi Comissário da União Europeia para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, cargo que ocupou entre 2014 e 2019. “É um homem muito competente que demonstrou o seu compromisso com os direitos humanos e a sua preocupação com a liberdade religiosa. A Fundação AIS espera continuar esta cooperação com ele no novo mandato”, disse ainda Thomas Heine-Geldern.

O presidente executivo internacional da Fundação AIS recordou o trabalho que Stylianides realizou na Síria e Iraque.

A nomeação de Christos Stylianides ocorre poucos dias depois da divulgação do mais recente Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Heine-Geldern sublinha a importância dos dados revelados nesse documento. Dados que, diz, não podem ser menosprezados.

“É impossível ignorar o facto de a religião ou a crença estarem a ser atacadas em muitas partes do mundo. Devido ao papel do Enviado Especial de fazer a ponte, o seu trabalho é essencial para a AIS”, afirmou Thomas Heine-Geldern. “É muito importante para nós que os nossos parceiros de projecto [que estejam] em situações difíceis, como a Índia, Paquistão, Indonésia, Moçambique ou a República Democrática do Congo, tenham alguém a quem possam abordar directamente e explicar os desafios que enfrentam”, acrescentou o presidente executivo internacional da AIS. “E também é crucial que os decisores políticos sejam capazes de tomar decisões tendo em mente as necessidades das vítimas”, disse ainda.

“A análise do Relatório da Liberdade Religiosa da AIS revela que um dos principais impulsionadores da perseguição ou da discriminação em todo o mundo é precisamente constituído por governos autoritários, pelo que o papel do Enviado Especial é fundamental para abordar estas preocupações directamente com estas autoridades nacionais”, explicou Heine-Geldern.

Também a Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia, COMECE, manifestou já o seu apreço pela escolha do cipriota Stylianides para este cargo tão especial. “Desejamos-lhe sucesso neste importante papel de promoção de um direito fundamental e de um valor fundamental da União Europeia, ameaçado em muitas partes do mundo, e esperamos trabalhar em estreita colaboração”, diz, num comunicado divulgado ontem, o presidente da COMECE, cardeal Jean-Claude Hollerich.

O cargo para o qual foi agora mandatado Christos Stylianides estava vago desde Novembro de 2019, tendo sido criado em 2016 por recomendação do Parlamento Europeu no seguimento dos actos de perseguição aos cristãos e a outras minorias religiosas no Iraque e na Síria pelos jihadistas do auto-proclamado ‘Estado Islâmico’. O anterior Enviado Especial para a promoção da Liberdade Religiosa da Comissão Europeia foi Jan Figel.