PORTUGAL: Arcebispo de Erbil vai testemunhar no Porto, Aveiro e Lisboa a coragem e martírio dos cristãos no Iraque

Foi há 10 anos, em Agosto de 2014, que começou a invasão e ocupação das terras bíblicas da Planície de Nínive, no Iraque, pelos terroristas do Daesh, o grupo jihadista Estado Islâmico. Para lembrar esse tempo de perseguição e violência, a Fundação AIS convidou para vir a Portugal D. Bashar Warda e vai organizar, pela primeira vez no nosso país, a “Noite das Testemunhas”, um encontro em que se recordam histórias do martírio dos cristãos. É já na próxima sexta-feira, dia 25, na Igreja dos Redentoristas, no Porto. Depois, segue-se Aveiro e Lisboa.

D. Bashar Warda vai estar em Portugal a partir da próxima sexta-feira, dia 25, e até domingo, 27 de Outubro, para um conjunto de conferências, encontros e momentos de oração em que será porta-voz do sofrimento e angústias, mas também da esperança do povo cristão iraquiano que há 10 anos foi vítima de um dos maiores ataques deliberados de que há memória nos tempos modernos contra uma comunidade religiosa.

No início de Agosto de 2014, o grupo jihadista Estado Islâmico assumiu o controlo das terras bíblicas da Planície de Nínive, no Iraque, levando à fuga de cerca de 100 mil pessoas, na sua esmagadora maioria cristãos, rumo a Erbil, no Curdistão Iraquiano. É precisamente o Arcebispo de Erbil que vai agora contar, de viva-voz, o que se passou na sua terra e o que se fez desde então no apoio aos cristãos.

Durante o tempo de ocupação das terras bíblicas pelos jihadistas, assistiu-se à destruição de igrejas, capelas, casas de habitação e infraestruturas, enquanto as famílias cristãs procuravam sobreviver em campos de deslocados que foram sendo improvisados no Curdistão iraquiano. O regresso a casa, após a derrota dos terroristas, em 2017, marcou outra fase significativa da vida dos cristãos deste país.

Para falar de tudo isto, a Fundação AIS convidou o Arcebispo de Erbil para vir a Portugal. Depois de um périplo na Europa, que o levou já à Holanda e Reino Unido, onde se multiplicou em encontros com benfeitores da Fundação AIS e reuniões com deputados ou com personalidades do meio académico, como na Universidade de Oxford, o prelado desloca-se a Portugal para uma visita com uma agenda muito preenchida.

Entre todos os eventos que vão acontecer nas cidades do Porto, Aveiro e Lisboa, destaque para a “Noite das Testemunhas”, que a Ajuda à Igreja que Sofre vai organizar no nosso país pela primeira vez. Nesse encontro, que decorrerá na Igreja dos Redentoristas, no Porto, já na próxima sexta-feira, dia 25, o Arcebispo de Erbil vai recordar o que tem sido o martírio dos cristãos no Iraque. Nessa ocasião, como em todos os eventos em que vai participar, D. Bashar Warda será acompanhado por uma exposição de objectos religiosos profanados precisamente pelos jihadistas do Daesh durante os anos em que aterrorizaram as terras da Planície de Nínive. Alguns destes objectos estiveram expostos na Basílica dos Mártires, durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em Agosto do ano passado. Entre eles, há um que se destaca: um cálice destruído por uma bala pelos terroristas numa das igrejas cristãs profanadas.

ARCEBISPO DE ERBIL NO PORTO, AVEIRO E LISBOA

O Arcebispo de Erbil vai ter durante a sua estadia em Portugal uma agenda intensa. Além da sua presença na Igreja dos Redentoristas, já nesta sexta-feira, 25 de Outubro, onde protagonizará a primeira edição da “Noite das testemunhas”, no dia seguinte, sábado, 26, e ainda na cidade Invicta, D. Bashar Warda participará no Fórum Ecuménico Jovem, no Centro Social do Perpétuo Socorro, de onde seguirá para Aveiro, para a Paróquia Gafanha da Encarnação. Aí, haverá uma conferência a que se seguirá a celebração da Eucaristia, eventos que estão a ser organizados com entusiasmo pela comunidade local.

Finalmente, no domingo, 27, D. Warda irá concelebrar a Missa na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, que será presidida por D. Alexandre Palma, Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e que terá transmissão em directo pela RTP1. A informação detalhada sobre todos estes eventos, nomeadamente locais e horários está disponível para consulta na agenda da Fundação AIS.

A presença entre nós do Arcebispo de Erbil será uma oportunidade também para D. Bashar Warda agradecer toda a ajuda que os benfeitores portugueses da Fundação AIS têm dado à comunidade cristã iraquiana ao longo desta década tão desafiadora.

Esta é a segunda vez que o Arcebispo vem ao nosso país. Em 2016, e também a convite da Fundação AIS, esteve na Sociedade de Geografia, em Lisboa, para a apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, evento que contou também com a presença do carmelita Aurélio Gazzera, que o Papa Francisco nomeou, em Fevereiro deste ano, como Bispo coadjutor de Bangassou, na República Centro-Africana.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt