PORTUGAL: “A liberdade religiosa não pode ser espezinhada por nenhum governo”, defende Cardeal Mauro Piacenza

PORTUGAL: “A liberdade religiosa não pode ser espezinhada por nenhum governo”, defende Cardeal Mauro Piacenza

NOTÍCIAS

PORTUGAL: “A liberdade religiosa não pode ser espezinhada por nenhum governo”, defende Cardeal Mauro Piacenza

Segunda-feira · 19 Abril, 2021

O Cardeal Mauro Piacenza, presidente internacional da Fundação AIS, instituição católica de ajuda pastoral e fundação pontifícia, defendeu a importância da liberdade religiosa como um aspecto inerente da dignidade humana, insistindo que “não pode ser espezinhada por nenhum motivo, nenhum governo, nenhuma política, nem nenhum plano específico”.

Cardeal Mauro Piacenza fez estes comentários no contexto da publicação amanhã, dia 20 de Abril, do ‘Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo 2021’.

A liberdade religiosa, acrescentou o Cardeal, contém em si “o núcleo de todas as liberdades, uma vez que diz respeito à consciência humana e está assim ligada à dignidade de cada ser humano individual”. Como consequência, não pode ser violada de forma alguma.

O Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo é “fundamental para a missão da instituição”, afirmou o Cardeal Piacenza, uma vez que reforçou e complementou a missão da AIS de aliviar as necessidades pastorais da Igreja nos locais onde tal era necessário. O Cardeal descreveu ainda o Relatório como um estudo “muito extenso”, que exigiu “trabalho intelectual e de investigação”, e que é também “o único no contexto ecclesial”. É necessário apoiar este trabalho, uma vez que é “muito importante”.

PORTUGAL: “A liberdade religiosa não pode ser espezinhada por nenhum governo”, defende Cardeal Mauro Piacenza
O Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo é “fundamental para a missão da instituição”.

A Fundação AIS publica o ‘Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo’ de dois em dois anos, no qual analisa o nível de respeito deste direito em todos os 196 países do mundo em relação a todas as religiões e não apenas ao cristianismo.

O lançamento formal do mais recente relatório terá lugar amanhã, 20 de Abril, em 23 países. Em Portugal, a apresentação, da responsabilidade do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, terá início às 11 horas e será em directo, “via zoom” e redes sociais, numa transmissão que contará com o apoio da Agência Ecclesia. Para saber mais pormenores e activar a sua inscrição gratuita, deverá aceder à esta página da Fundação AIS.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

PARTILHAR ESTE ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.