POLÓNIA: Cardeal Krajewski, Esmoler do Papa, agradece à Fundação AIS a ajuda à Ucrânia “nesta guerra estúpida”

NOTÍCIAS

Segunda-feira · 9 Maio, 2022

“Obrigado pela vossa presença nesta terra martirizada, onde acontece esta guerra estúpida, mas, por outro lado, onde existe esta ajuda de coração que provém também de vós. Obrigado!” As palavras são de D. Konrad Krajewski, cardeal polaco e esmoler do Papa Francisco, numa pequena mensagem vídeo enviada para a Fundação AIS. “Nesta tragédia que se está a viver na Ucrânia, há tanta gente com coração, e também há representantes da Ajuda à Igreja que Sofre, aqueles que ajudam de um modo mais concreto o povo em dificuldade, que sofre”, disse ainda o cardeal.

As palavras de D. Krajewski são significativas também dada a sua proximidade com o Santo Padre. Como Esmoler do Papa, o cardeal polaco é considerado como “o braço da caridade” de Francisco, realizando um trabalho por vezes silencioso, mas muito importante em favor dos que estão em maior necessidade. E isso viu-se agora também na Ucrânia. Desde que começou a guerra, a 24 de Fevereiro, que D. Konrad Krajewski já se deslocou por diversas vezes a este país em guerra. Esteve por exemplo em Lviv e Kiev, onde fez a entrega de ambulâncias doadas pelo Santo Padre e representou-o também na Via Sacra, na Sexta-Feira Santa, junto a uma vala comum em Borodyanka, onde estavam sepultados os corpos de cerca de oito dezenas de pessoas.

O Esmoler do Papa esteve também em Fátima, a 25 de Março, como enviado do Santo Padre, quando a Rússia e a Ucrânia foram consagradas ao Coração Imaculado de Maria.

Na pequena mensagem que enviou agora à Fundação AIS, D. Konrad Krajewski fez questão de lembrar também a sua proximidade com a instituição, recordando o apoio que recebeu quando estudava em Roma. “Também eu, nos meus tempos de estudante, tive uma bolsa de estudo da AIS. Este momento serve também para dizer um ‘obrigado’, pois graças a vós pude terminar, nos tempos duros pelos quais passou a Polónia, os meus estudos, em Roma.”

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.