HISTÓRIAS DE SUCESSO

PERU: Uma capela em honra de Nossa Senhora de Fátima

Os fiéis da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Calzada agradecem o apoio para a construção da sua nova capela

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Calzada é constituída por 34 comunidades paroquiais rurais, situadas nas margens do rio Mayo. As distâncias são grandes. A localidade de Los Angeles é uma das mais maiores da paróquia. Tem 700 habitantes, dos quais 70% são católicos. O pároco demora cerca de 75 minutos, por estradas de terra batida, desde o centro da paróquia até lá, e tem mesmo de atravessar o rio numa jangada.

A aldeia tinha a sua própria capela há já mais de 40 anos. No entanto, tinha sido construída em argila, madeira e juncos e era muito pequena e tinha sofrido danos com o tempo. Tinha buracos no tecto e estava em perigo de desabar completamente devido a um tremor de terra que, em 2021, deixou as paredes com fissuras.

Os fiéis, que não podiam servir-se da capela e o trajecto até à igreja paroquial era longo demais, tinham vontade de construir um lugar de culto simples mas digno para a celebração da Eucaristia, a oração e a catequese. A paróquia é muito activa: há um coro de jovens e as pessoas confessam-se e recebem a Eucaristia com a frequência possível. Reza-se o Terço todos os dias e os fiéis têm um amor e devoção especiais a Nossa Senhora de Fátima, a quem a capela é dedicada.

Para realizar o seu sonho de uma nova capela, os fiéis fizeram colectas e organizaram uma tômbola mas, como são pobres, não angariaram o dinheiro necessário. O pároco pediu-nos então ajuda e os nossos benfeitores doaram 17.000€.

Os homens da aldeia colaboraram ajudando nos trabalhos de construção e as mulheres empenharam-se em alimentar os trabalhadores. Foi assim que uma nova capela foi construída e que hoje já está consagrada. Que alegria imensa! Os fiéis mantêm a limpeza da igreja e participam no peditório para a compra de velas e objectos litúrgicos, e para pagar a electricidade. É de faço a “sua” igreja e sacrificam-se por ela, pois para eles é muito importante manter o “coração” da sua paróquia com dignidade e beleza.

A todos os que nos ajudaram, um grande e muito obrigado e que Deus vos pague!

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.