ORAR
Novena a Santa Mónica
“O seu filho, Agostinho, também se perdeu na fé…”
A amada Santa Mónica, mãe do grande Santo Agostinho de Hipona – Pai e Doutor da Igreja – era cheia de preocupações com o filho, um estudante brilhante e um jovem hedonista. Mulher cristã casada com um pagão, Mónica acompanhou a jornada do filho e orou fielmente pela sua conversão a Cristo. Por muitos anos, rezou para que o coração e a mente de Agostinho fossem abertos e para que ele pudesse ter um encontro autêntico com Cristo e, assim, ser reformado e reorientado para a vontade de Deus.
A sua fidelidade foi compensada, e numa das partes mais emocionantes do livro “Confissões”, de Santo Agostinho, ele relatou quão claramente Mónica identificava a sua missão de vida, que foi encaminhar os seus filhos para a fé em Cristo. Em Óstia, ela disse-lhe com admiração: “Filho, na minha opinião, nada nesta vida agora me dá prazer. Não sei por que ainda estou aqui, já que não tenho mais desejos neste mundo. Tinha um motivo para querer viver um pouco mais: para te ver tornar um cristão católico antes de morrer. Deus concedeu-me essa graça, pois sei que até mesmo à felicidade terrena renunciaste para seres servo Dele. Então, o que faço aqui?” Dias depois, ficou doente com febre e pediu a Agostinho e ao irmão que a enterrassem e não se preocupassem com os seus restos terrestres. Porém, pediu-lhes um favor: “Lembrem-se de mim no altar do Senhor, onde quer que estejam.”
Santa Mónica é a padroeira das pessoas que se encontram em casamentos difíceis, crianças difíceis e da conversão de parentes, particularmente os próprios filhos. É a consoladora amiga do Céu que entende inteiramente o desespero dos pais que se sentem indefesos e confusos quando observam os filhos a afastarem-se da Igreja.
Mónica orava e jejuava para que os filhos conhecessem Jesus Cristo. Por isso é a poderosa companheira e intercessora de todos os que se sentem atormentados pelas “jornadas” dos filhos e das filhas.
+ Pelo sinal da Santa Cruz
+ Livre-nos Deus nosso Senhor
+ Dos nossos inimigos
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
ACTO DE CONTRIÇÃO
Meu Senhor Jesus Cristo, divino Redentor e Salvador das almas, que por mediação das piedosas lágrimas da Vossa serva Mónica, Vos dignastes converter inteiramente o coração do seu filho Agostinho, e desde o dia da sua total e ditosa conversão lhe inspirastes que fizesse sempre frutos de verdadeira penitência; pelas lágrimas benditas daquela mãe, e pela mais profunda e sincera conversão daquele bem-aventurado filho, concedei, misericordioso, a nossas almas, aquela dor de verdadeiro arrependimento, que alcança com segurança o perdão de toda a culpa; aquele pranto de sincero arrependimento que apaga toda a iniquidade e toda a mancha. E ao fazer tais frutos de verdadeira penitência, que devolvam a justificação e a paz ao nosso espírito contrito e humilhado, que deverá converter-se e desejar ver-Vos glorioso para sempre. Ámen.
ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS
Ó gloriosa Santa Mónica, espelho de esposas, modelo de mães, consolo de viúvas, mulher admirável, a quem Deus infundiu o espírito de oração e concedeu aquele dom das lágrimas com que soubestes fazer violência ao Deus das misericórdias, para que Se compadecesse dos vossos gemidos, escutasse as vossas preces e vos concedesse as vossas súplicas, nós que sofremos e choramos nos tristes caminhos da vida, a suplicar-vos que nos alcanceis o espírito de oração que tivestes e a misericórdia que merecem as nossas culpas, para que derramando com humildade o nosso coração diante de Deus de toda piedade e misericórdia, alcancemos a graça de viver a santa vida que vivestes na terra, e mereçamos a glória que gozais agora no Céu, na companhia dos nossos pais, esposos e filhos, e de todos os que pelo sangue e pelo afecto nos pertencem e são, em Jesus Cristo, Senhor nosso, amados e queridos do nosso coração. Ámen.
1º DIA | MODÉSTIA
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, Deus omnipotente, que Vos comprouvestes em enfeitar a Vossa escolhida serva Santa Mónica, desde a sua tenra infância, com os dons amáveis da modéstia, da castidade e do pudor; pelo que ela Vos agradou com estas preciosíssimas virtudes, concedei-me a graça de amá-las e praticá-las como ela, para que com ela Vos sirva e Vos agrade, meu Deus e meu Senhor; no meio da vaidade e corrupção deste século, e assim mereça conseguir os prémios que tendes reservados para os Vossos escolhidos na eterna bem-aventurança. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
PRECES
(Todos os dias)
Ó Senhor, que confortastes Mónica nas suas provas, confortai a quantos sofrem de solidão e abandono na nossa sociedade, oremos ao Senhor.
Ó Senhor, que transformastes em gozo as lágrimas de Mónica, concedei-nos que jamais contristemos a ninguém, mas que sejamos causa de alegria para os nossos irmãos, oremos ao Senhor.
Ó Senhor, que confortastes Mónica nas suas orações pela conversão do seu filho, ajudai-nos a não desesperar no tempo da prova, mas a pôr em Vós toda a nossa esperança, oremos ao Senhor.
Ó Senhor, que concedestes a Santa Mónica superar com fortaleza as dificuldades do seu matrimónio, concedei a todos os cônjuges que têm dificuldades que saibam oferecer-se mutuamente consolo, oremos ao Senhor.
Ó Senhor, que quisestes que Santa Mónica fosse modelo de virtudes na vida familiar, olhai todas as mães do mundo, para que sempre saibam conduzir os seus filhos para Vós, oremos ao Senhor.
Ó Senhor, nossa mãe Santa Mónica que, no seu leito de morte, pedira aos seus que a recordassem diante do Vosso altar, aceitai as orações das nossas comunidades pelos nossos irmãos e irmãs falecidos, oremos ao Senhor.
ACLAMAÇÕES
Com as vossas lágrimas de amor,
Mãe do grande Agostinho,
destes à Igreja um Doutor,
destes ao Céu um serafim.
Salve a vós, mulher bendita,
muda e só em vosso quebranto,
que pressagiastes com vosso pranto
novos triunfos da Cruz!
Cada lágrima que rola
por vosso pálido semblante
é um reflexo radiante
do sol da eterna luz.
Com as vossas lágrimas de amor…
Como solo lamentador
de tortura solitária,
suba ao Céu vossa prece
do vale da dor;
Deus vos escuta, e os vossos frutos,
do poder de Deus,
cai um gigante rendido:
e é o filho do vosso amor!
Com vossas lágrimas de amor…
ORAÇÃO FINAL
Gloriosíssima e bem-aventurada, Santa Mónica! Grande na paciência, magnânima na esperança e ditosa no triunfo; mulher sábia e prudente, que soubestes edificar a vossa casa e nela resplandecestes como o sol quando amanhece nas alturas do céu, e em tudo fostes exemplo esclarecido para a mulher cristã; agora que estais já na “terra dos que vivem para sempre, onde não há prantos nem gemidos, nem dor algum”, lembrai-vos das que ainda gememos e choramos neste vale, onde gemestes e chorastes; e intercedei diante do Senhor para que tenha compaixão de tantas mães e esposas nas suas tribulações e trabalhos, e para que recolha os nossos gemidos e escute as nossas preces e nos conceda, como a vós, o fim de todos os nossos desejos, e mereçamos, num dia, reinar e descansar na glória como vós, rodeadas de todos os entes queridos do nosso coração, e abençoar, ali, convosco as eternas misericórdias do Senhor, pelos séculos dos séculos. Ámen.
2º DIA | DEVOÇÃO
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus de infinita glória e majestade! Que inefável Vos comprazíeis nos sentimentos de piedade e devoção com que Vos amava e servia a Vossa fidelíssima serva Santa Mónica, quando com tanto gosto preferia as delícias secretas da oração e do recolhimento às ternas carícias dos seus e a todos os afagos sedutores da carne; concedei-me, pela intercessão desta Vossa serva devotíssima, a graça de que eu Vos ame e Vos sirva sem pecado até à morte, e que prefira sempre a dita de agradar-Vos, a todas as vaidades e deleites da terra, e assim mereça desfrutar num dia as eternas e puríssimas delícias da glória. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
3º DIA | ZELO
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus, infinitamente amável e adorável, que de tal modo infundistes no coração da Vossa amadíssima serva Santa Mónica, o zelo da Vossa glória e da saúde das almas; que, sendo esposa atribulada e afligida, soube beber em silêncio o cálice das suas tribulações. E com os seus santíssimos exemplos e prudentíssimos conselhos, soube edificar e consolar muitas mães e esposas. Pelo que ela Vos agradou com a sua heróica paciência, concedei-me saber igualmente sofrer, em silêncio, os meus trabalhos e edificar com as minhas palavras e exemplos os meus próximos. A fim de que Vos sirva de todo coração e de tudo o que faça seja para glória Vossa e minha satisfação, conforme os desígnios da Vossa adorável vontade. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
4º DIA | ORAÇÃO
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus, clementíssimo e misericordiosíssimo, que no coração maternal de Santa Mónica Vos dignastes infundir o espírito da humildade e a oração para que em constante súplica rogasse, em Vossa presença, pela salvação do seu esposo e a conversão do seu querido filho Agostinho. Pelo muito que ela Vos agradou com a sua oração e as suas lágrimas, concedei-me aquele mesmo espírito de humildade e oração que ela teve, para que saiba eu rogar ante o Vosso divino acatamento, pelas grandes necessidades da minha alma e de todos os que me estão por Vós encomendados, e de Vós mereça alcançar para mim e para eles, primeiro, a Vossa graça, e depois, a glória. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
5º DIA | FÉ
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus omnipotente e nas promessas fidelíssimo, que Vos dignastes inspirar a Vossa serva Santa Mónica uma fé tão grande a respeito da conversão do seu filho Agostinho; que nos dias da sua amargura, assegurou ao seu próprio filho que ele tinha de vir para onde ela estava, e fizestes que se cumprisse a profecia de um santo Bispo, que ao ver a fé e as lágrimas de Mónica, disse: “é impossível que filho de tantas lágrimas pereça”; pelo muito que Vos agradou a fé daquela santa mãe, concedei-me que eu tenha tanta confiança no Vosso poder e misericórdia, que alcance o que Vos peço nesta novena e por isso Vos glorifique a minha alma, pelos séculos dos séculos. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
6º DIA | ESPERANÇA
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus omnipotente e Pai de toda consolação, que Vos dignastes alentar tanta esperança no coração da Vossa serva Santa Mónica, que nos dias mais amargos de tribulação, quando o seu filho mais se afastava de Vós, nunca deixou de esperar, com grande confiança, o cumprimento dos seus desejos e a consecução das Vossas misericórdias; concedei-me, por sua intercessão e méritos, aquela firme esperança que ela teve, para que eu jamais desfaleça na minha oração e mereça conseguir o que Vos peço para consolo da minha alma e Vossa glória. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
7º DIA | CARIDADE
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus infinitamente bom e digno de ser amado, que de tal modo consolastes a Vossa serva, Santa Mónica, nas últimas horas da sua vida, vendo a seu lado o filho da sua alma, Agostinho, convertido totalmente a Vós e santificado pelas águas do baptismo, exclamava que já nada lhe ficava por fazer neste mundo, senão voltar a Vós, para amar-Vos e possuir-Vos para sempre; por aquele tão grande amor com que Vos amava a mãe de Agostinho sobre a terra, concedei-me, rogo-Vos, ó meu bom Deus! Que eu Vos ame com ela, e que de tal modo viva desprendido de todas as coisas e laços deste mundo, que nada deseje fora de Vós, e assim mereça possuir-Vos e gozar-Vos pelos séculos dos séculos. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
8º DIA | PERSEVERANÇA
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus dos escolhidos e predestinados, que Vos dignastes conceder a Vossa serva Santa Mónica uma morte tão doce e tão ditosa em terra estranha, que sem cuidar da honra do seu corpo, só pensou em entregar a Vós a alma, e encarregou o seu filho Agostinho, que deixando descansar o seu corpo na terra, onde quer que ela falecesse, não se esquecesse de rogar durante os dias da sua vida pela alma da sua mãe ante o altar do Senhor; pela preciosa morte daquela santa mãe, concede-me a dita de morrer em Vós e para Vós, como verdadeiro filho da Igreja, de sorte que consiga entrar em posse da bem-aventurança, onde me veja rodeada do meu cônjuge, dos meus filhos e de todos os seres queridos do meu coração, e juntamente com eles louve ali para sempre as Vossas misericórdias. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
9º DIA | INTERCESSÃO DOS SANTOS
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus! Que sempre Vos comprazes na glória dos Vossos santos e Vos mostras neles admirável para que sejam venerados entre os povos; e assim no traslado das santas relíquias da Vossa serva Mónica, desde o porto de Ostia à Cidade Eterna, Vos dignastes honrá-la com o júbilo dos povos que a saudavam a seu passo, com a devoção de tantas mães que saíam a oferecer-lhe os seus filhos e as suas lágrimas, e a acompanhastes naquela gloriosa viagem com os prodígios da Vossa omnipotência, fazendo, por sua mediação, desejadíssimos milagres; pelo suave aroma que exalam na Vossa presença os restos venerados daquela mulher santa e admirável, dignai-Vos acordar-me da minha indiferença, ressuscitar-me a Vossa graça e conceder-me quanto Vos peço para minha saúde eterna e a de todos aqueles que Vós pusestes sob o meu amor e cuidado. Glorificado seja, deste modo, o Vosso nome e o nome de Mónica, Vossa serva, pelos séculos dos séculos. Ámen.
Três Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai.
(Uns instantes de silêncio e meditação e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão da bem-aventurada Santa Mónica.)
Acenda uma vela
A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.
Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.
Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.