NOTÍCIAS
NIGÉRIA: Diocese nega destruição de Igreja em Kikwari mas confirma ataque em Kaduna com pelo menos 19 mortos
“Neste momento de fortes tensões étnicas e religiosas, pode haver pessoas que espalhem informações falsas para aumentar ainda mais as tensões”, diz o Padre Bivang Thaddeus, responsável pela comunicação da Arquidiocese de Abuja, desmentindo assim a informação do comissário estadual de segurança interna do Estado de Kaduna, Samuel Aruwan, e divulgada pela imprensa nigeriana – e depois pela Fundação AIS, na passada quinta-feira –, de que a Igreja da Sagrada Família em Kikwari tinha sido atacada e incendiada no sábado, dia 20 de Fevereiro.
“A informação é falsa. O ataque nunca aconteceu”, diz ainda o Padre Thaddeus, citado pela agência Fides. No entanto, segundo aquele responsável, terá havido um ataque dias antes, a 6 de Fevereiro, nas aldeias de Kujeni e Kutemeshi, também no Estado de Kaduna, em que morreram “pelo menos 19 pessoas”.
Por causa desses ataques, cujos responsáveis não foram mencionados, a população terá fugido encontrando-se agora “em condições precárias buscando abrigo para passar a noite e comida para sobreviver”.
PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt