PROJECTOS

LIBÉRIA: Estipêndios de Missa para os formadores do seminário em Gbarna

A Libéria, na África Ocidental, foi inicialmente estabelecida por escravos africanos na América que foram repatriados para o continente africano. Infelizmente, porém, tem havido conflitos entre os seus descendentes e as tribos locais já estabelecidas, conflitos que se mantiveram até hoje. De 1989 a 2003 o país assistiu a uma das guerras civis mais sangrentas do continente africano. É uma guerra da qual o país ainda não recuperou, sobretudo espiritualmente. “Pior do que a destruição da infra-estrutura foi a destruição das nossas almas”, diz o Pe. Dennis Nimene, secretário-geral da Conferência Episcopal. E depois houve a epidemia de Ébola, de 2014 a 2015, que trouxe mais devastação ao país.

Os Cristãos representam 42,5% da população e constituem a sua maioria, embora os seguidores das religiões tradicionais africanas também representem uma grande parte da população com 39,4%. No entanto, as fronteiras entre ambas são muitas vezes um pouco fluidas, uma vez que existe um sincretismo generalizado, misturando e juntando uma variedade de diferentes práticas religiosas.

É vital haver bons sacerdotes para o futuro da Igreja e da sociedade no país, ajudando as pessoas a encontrar novamente a verdadeira paz interior, através da fé em Deus e da Boa Nova de Jesus Cristo. Ao fazê-lo, eles não só contribuirão de forma importante para a vida do indivíduo, mas, ao mesmo tempo, contribuirão para a paz e a reconciliação nesta terra ferida. Ao mesmo tempo, o seu trabalho é extremamente importante para ajudar os fiéis católicos a aprofundar a sua fé e, assim, evitar o deslize para práticas supersticiosas.

LIBÉRIA: Estipêndios de Missa para os formadores do seminário em Gbarna

O Colégio de São Paulo, em Gbarna, é o único seminário do país, e é onde 34 jovens das três dioceses do país estão actualmente a estudar para o sacerdócio. São muito necessárias e a AIS contribui regularmente para o apoio da sua formação. Não são apenas os seminaristas que precisam do nosso apoio, mas também aqueles que os ensinam. Pois eles recebem um salário muito insignificante e não têm tempo para ganhar um pouco mais através de outras actividades, como servir nas paróquias, uma vez que o seu trabalho na promoção do crescimento espiritual e intelectual dos seus alunos exige toda a atenção e empenho possíveis. Não se trata apenas de dotar estes jovens da formação académica adequada necessária para proclamar a fé, mas sobretudo de salvaguardar e apoiar o seu desenvolvimento humano e espiritual. Assim, a AIS também está a ajudar os formadores de seminários, providenciando estipêndios de Missa para os apoiar, para que possam dedicar-se plenamente à sua missão no seminário. Simplificando, a qualidade dos formadores ao dedicarem o seu tempo e experiência ao crescimento espiritual e humano dos seus seminaristas é uma condição prévia absoluta para a formação de bons padres católicos.

LIBÉRIA: Estipêndios de Missa para os formadores do seminário em Gbarna

Assim, a AIS prometeu este ano estipêndios de Missa para os formadores do seminário de São Paulo, num valor total de 11.430 €.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.