Desde há três anos que o Líbano atravessa uma das piores crises da sua existência. A economia colapsou, a inflação atingiu máximos nunca vistos e só há fornecimento de electricidade durante uma ou duas horas por dia. Muitas pessoas pensam deixar o país. Segundo dados da ONU, três quartos da população vive hoje na pobreza.

Esta pobreza é particularmente grave nas zonas rurais. Em resposta, 18 religiosas da congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração estão a trabalhar nestas zonas, dando assistência a pessoas em 24 das aldeias mais pobres e remotas. Visitam os idosos e os doentes, preparam as crianças para a Primeira Comunhão, ajudam à subsistência das famílias mais carenciadas e ensinam catequese aos domingos. Ainda dirigem os seus „Campos Bíblicos“ quatro vezes por ano, durante dois ou três dias, onde as crianças e os jovens têm a oportunidade de se divertir um pouco enquanto conhecem melhor as Escrituras e a sua fé.

LÍBANO: Esperança para o trabalho pastoral e social com crianças, jovens e famílias nas aldeias mais pobres

“Neste tempo tão difícil, marcado por desafios tão determinantes, tentamos tudo para dar testemunho nesta região. Se conseguirmos servir a Igreja com fidelidade e competência nesta parte do mundo, outros poderão encontrar inspiração para viver a vida na fé, apesar das enormes dificuldades. Estamos a passar a fé às gerações seguintes”, explica a Madre Magui Adabashy, superiora da congregação.
Mas o trabalho das irmãs custa dinheiro, como é óbvio. Têm de pagar a gasolina para as suas deslocações às aldeias, manter o veículo e ao mesmo tempo distribuir material catequético aos jovens. Por vezes, têm de encontrar lugares para poderem ficar mais tempo numa ou noutra aldeia. Sendo elas próprias tão pobres, precisam da nossa ajuda.
“Com a vossa ajuda, podemos servir muito melhor os pobres e os que sofrem hoje no Líbano”, acrescenta.

Prometemos à sua congregação 30.000€.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.