IRAQUE: Nos 10 anos da invasão de Nínive pelo Daesh, Arcebispo de Erbil vem a Portugal recordar coragem e martírio dos cristãos

D. Bashar Warda vem a Portugal, a convite da Fundação AIS, para dizer como tem sido a vida dos cristãos no Iraque após a invasão das terras bíblicas da Planície de Nínive pelo grupo terrorista Daesh, que levou à fuga, em Agosto de 2014, de cerca de 100 mil pessoas. Nos vários encontros já agendados, destaque para a primeira edição da “Noite das Testemunhas”, que a fundação pontifícia vai organizar e em que se procura dar voz a protagonistas da Igreja que sofre no mundo. A visita do Arcebispo vai ser acompanhada pela exposição de objectos religiosos profanados no Iraque.

No início de Agosto de 2014, o grupo jihadista Estado Islâmico assumiu o controlo das terras bíblicas da Planície de Nínive, no Iraque, dando origem a uma das maiores fugas de que há memória nos tempos recentes de uma comunidade religiosa. Na madrugada de 6 para 7 desse mês, cerca de 100 mil pessoas, na sua esmagadora maioria cristãos, protagonizaram um êxodo dramático rumo a Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano.

Esta situação, há dez anos, deixou bem visível aos olhos do mundo a enorme vulnerabilidade em que se encontrava – e encontra – a comunidade cristã neste país do Médio Oriente. Durante o tempo de ocupação dos jihadistas, assistiu-se à destruição de igrejas e capelas e casas de habitação, enquanto as famílias cristãs procuravam sobreviver em campos de deslocados que foram sendo improvisados na região de Erbil.

Foram milhares de pessoas que fugiram sem nada, praticamente apenas com a roupa que traziam vestida, e que só sobreviveram graças a uma formidável campanha de solidariedade da Igreja em todo o mundo, campanha em que a Fundação AIS teve grande protagonismo. O regresso a casa, após a derrota dos terroristas, em 2017, marcou outra fase significativa da vida dos cristãos do Iraque. Precisamente para falar de tudo isto, a Fundação AIS convidou o Arcebispo de Erbil para vir a Portugal para dar testemunho da fé deste povo.

PORTO, AVEIRO E LISBOA

D. Bashar Warda vai estar entre nós nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, para um conjunto de conferências, encontros e momentos de oração. Entre todos os eventos, destaque para a “Noite das Testemunhas”, que a Fundação AIS vai organizar em Portugal pela primeira vez e em que se procurará dar voz a protagonistas da Igreja que sofre no mundo. Nesse encontro, que decorrerá na cidade do Porto, o Arcebispo de Erbil irá recordar o que tem sido o martírio dos cristãos no Iraque.

Significativo, também, é o facto de, em todos os eventos em que D. Bashar Warda vai participar, no Porto, Aveiro e Lisboa, haver uma exposição temporária de objectos religiosos profanados precisamente pelos jihadistas do Daesh durante os anos em que aterrorizaram as terras da Planície de Nínive. Alguns destes objectos estiveram expostos na Basílica dos Mártires, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em Agosto do ano passado. Entre eles, há um que se destaca: um cálice destruído por uma bala pelos terroristas numa das igrejas cristãs profanadas.

O Arcebispo de Erbil vai estar no Porto, na Igreja dos Redentoristas, a 25 de Outubro às 21h00, onde será o protagonista principal da “Noite das Testemunhas”. No dia seguinte, Sábado, 26 de Outubro pelas 10h30, ainda na cidade Invicta, participará no Fórum Ecuménico Jovem, que terá lugar no Centro Social do Perpétuo Socorro, de onde seguirá para Aveiro, para a Paróquia Gafanha da Encarnação. Aí, pelas 16h30, haverá uma conferência a que se seguirá a celebração da Eucaristia. Finalmente, no domingo, 27, D. Warda irá concelebrar a Eucaristia que será presidida por D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A celebração terá transmissão em directo pela RTP1, às 10h30, a partir da Igreja do Santo Condestável, em Lisboa.

“OBRIGADO FUNDAÇÃO AIS”

A presença entre nós do Arcebispo de Erbil será uma oportunidade também para D. Bashar Warda agradecer toda a ajuda que a Fundação AIS tem dado à comunidade cristã iraquiana ao longo desta década tão desafiadora. Ainda recentemente, o prelado aludiu a isso dizendo que “a resposta da Fundação AIS tornou possível que se ajudasse aqueles que precisavam”.

Rezamos por vocês e por todos os nossos benfeitores. Rezamos para que tudo o que vocês doarem se multiplique de forma a servir às necessidades do povo.”

Esta é a segunda vez que D. Bashar Warda vem ao nosso país. Em 2016, e também a convite da Fundação AIS, o Arcebispo esteve na Sociedade de Geografia, em Lisboa, para a apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, evento que contou também com a presença do carmelita Aurélio Gazzera, que o Papa Francisco nomeou, em Fevereiro deste ano, como Bispo coadjutor de Bangassou, na República centro-Africana.

Toda a informação detalhada sobre a agenda de D. Bashar Warda, e os encontros que vai ter em Portugal, estará disponível brevemente na página da Fundação AIS.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt