IRAQUE: Directora de projectos da Fundação AIS acompanha visita do Papa como delegada da ROACO

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 5 Março, 2021

Regina Lynch, directora do Departamento de Projectos da Fundação AIS vai integrar a comitiva oficial do Papa Francisco na visita ao Iraque como delegada da ROACO, a organização papal de apoio às Igrejas Orientais Católicas. “Incluir um representante da ROACO na comitiva papal”, explica a directora de Projectos da AIS, “é um sinal tangível de quanto a Santa Sé valoriza o trabalho das agências no Médio Oriente, Europa Oriental e Central, Índia, Eritreia e Etiópia”.

Esta visita, a primeira de um Santo Padre a este país do Médio Oriente, é histórica a todos os níveis. Para Regina Lynch representa mesmo “um grande sinal de encorajamento, uma mensagem de esperança para os cristãos iraquianos que foram testados na sua fé ao longo dos séculos”.

Regina Lynch nasceu na Irlanda do Norte e trabalha desde há cerca de quatro décadas no apoio aos cristãos perseguidos no mundo, às comunidades que sofrem discriminação e que passam por necessidades extremas. Desde 2008 é responsável por um dos sectores mais importantes da Fundação AIS a nível internacional: o departamento de projectos.

A visita ao Iraque, que se inicia hoje, sexta-feira, dia 5, e se prolonga até à próxima segunda-feira, dia 8, significa um regresso de Regina Lynch a este país. A primeira viagem ao Iraque foi em 2008 mas foi a visita em 2014, em Agosto, apenas quatro dias depois dos jihadistas do Daesh terem ocupado as terras e aldeias dos cristãos na Planície de Nínive, que mais a marcou.

Integrar agora a comitiva papal como representante da ROACO é algo de muito significativo. Diz Regina que esta organização papal de apoio às Igrejas Orientais Católicas desempenha um papel muito importante. “Não é apenas uma fonte de informação e uma defensora dos projectos das Igrejas Católicas Orientais. É também – explica – uma plataforma para intercâmbios importantes entre agências, como a Fundação AIS, que apoiam espiritual e financeiramente essas antigas Igrejas com o seu património único. E, ao fazer isso, ajudamos a Igreja a respirar com os dois pulmões, do Oriente e do Ocidente.”

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt