PROJECTOS
IRAQUE: Apoio à vida e ministério de quatro monges em Karamlesh

Apoie os monges da congregação dos Irmãos da Santa cruz com ajuda de subsistência
A antiga cidade (hoje uma cidade pequena) de Karamlesh encontra-se a cerca de 29 km a sudeste de Mossul na região da planície de Nínive, no norte do Iraque. É uma cidade cristã, sendo a maioria dos habitantes fiéis da Igreja Católica Caldeia.
Em Agosto de 2014, Karamlesh foi tomada pelo auto-denominado Estado Islâmico (EI) e quase todos os seus habitantes tiveram de fugir. Quando o Papa Francisco visitou o Iraque, em Março de 2021, celebrou a Santa Missa em Erbil, onde abençoou a imagem de Nossa Senhora trazida de Karamlesh, que tinha sido decapitada pelos terroristas e mais tarde restaurada.
Depois da derrota do EI, voltou à cidade, com muitas das famílias cristãs que regressaram à sua terra natal. A Fundação AIS apoiou bastante a reconstrução das cidades e aldeias cristãs destruídas na Planície de Nínive, incluindo Karamlesh.
A Igreja de Nossa Senhora em Karamlesh está hoje a cargo de quatro monges da congregação dos Irmãos da Santa Cruz, fundada no Líbano. Observam uma vida austera, de pobreza radical, imitando Cristo, completamente dependentes da Divina Providência. Sobrevivem com o seu trabalho de marcenaria e a sua livraria, esperando fazer crescer o amor pela leitura entre a população. O seu trabalho pastoral inclui o conforto aos doentes, idosos e deficientes, que apoiam não só espiritualmente mas também, entre outros, com trabalhos práticos que já não conseguem realizar sozinhos. Levam os sacramentos aos doentes e moribundos, e apoiam-nos com os seus cuidados. Fazem ainda palestras sobre assuntos espirituais, principalmente dirigidas aos jovens, e dão assistência espiritual aos jovens. Têm um amor especial pela Adoração Eucarística e empenham-se muito em transmitir esse amor pela Eucaristia entre os fiéis. Celebram a Eucaristia diariamente e as festas marianas com particular devoção. Procuram ajudar e aconselhar as pessoas nos seus problemas e na resolução de conflitos.
O Padre Adday Babaca diz-nos: “Confiamos as nossas vidas nas mãos de Jesus e pedimos-Lhe que nos conceda a graça de realizar a Sua vontade em qualquer altura e em qualquer lugar.”
Planeamos apoiar estes quatro monges com uma ajuda básica de 6000€ para as suas vidas e precioso ministério.
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.