IRAQUE: “A paz é mais forte do que a guerra”, sublinhou o Papa Francisco em Mossul, onde rezou pelas vítimas dos terroristas

NOTÍCIAS

Domingo · 7 Março, 2021

O Papa Francisco esteve hoje em Mossul, a segunda cidade mais importante do Iraque e que foi a “capital” do ‘califado’ quando os terroristas do Estado Islâmica dominaram vastas zonas do país. O Papa rezou precisamente pelas vítimas da guerra e do terrorismo, dizendo que a fraternidade é mais forte do que o ódio e condenando, uma vez mais, toda a violência que se ergue em nome da religião.

“A fraternidade é mais forte do que o fratricídio, que a esperança é mais forte do que a morte, que a paz é mais forte do que a guerra. Esta convicção fala com uma voz mais eloquente do que a do ódio e da violência e jamais poderá ser sufocada no sangue derramado por aqueles que pervertem o nome de Deus ao percorrer caminhos de destruição”, disse Francisco na praça das igrejas, local onde há quatro templos cristãos destruídos ou danificados pelo Daesh durante os anos de 2014 e 2017, local que foi agora escolhido para um momento de oração pelas vítimas da guerra e do terrorismo.

O Papa Francisco lembrou os que foram forçados a terem de partir, abandonando tudo o que possuíam durante esses anos negros de tirania do terror. O Santo Padre falou desse êxodo forçado de milhares de famílias cristãs não só no Iraque mas em toda a região do Médio Oriente, como “um dano incalculável”.

“A trágica redução dos discípulos de Cristo, aqui e em todo o Médio Oriente, é um dano incalculável não só para as pessoas e comunidades envolvidas, mas também para a própria sociedade que eles deixaram para trás.”Calcula-se que mais de 120 mil cristãos tenham abandonado as suas casas nessa altura.

O Papa pediu a todos para rezarem não só pelas vítimas da guerra, para que Deus “lhes conceda vida eterna e paz sem fim, acolhendo-os no seu abraço amoroso”, mas também pelos seus carrascos, os terroristas que semearam a violência e a morte, “para que se arrependam”.

Depois de ter reafirmado que “não é lícito” matar, fazer a guerra e odiar em nome de Deus, porque Ele é vida, paz e amor, o Papa voltou a apelar ao convívio fraterno entre religiões, “porque todos somos irmãos e irmãs”.

O palco que acolheu o Papa tinha duas cruzes: uma feita com madeira queimada de igrejas destruídas pelos jihadistas do Daesh e outra, feita à mão, com elementos da história de Mossul.

Depois deste momento de oração, o Papa partiu para Qaraqosh, cidade cristã que esteve também no centro da violência jihadista.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt
[com agência Ecclesia e Vatican News]