NOTÍCIAS
ÍNDIA: Missionários pedem ajuda para a construção de uma igreja numa região muito pobre no estado de Jakharland
Kamda é uma região muito pobre situada no estado de Jakharland, no nordeste da Índia. Nessa zona, onde predomina a população tribal, há uma comunidade cristã liderada pelos padres Piaristas. Em redor da missão católica existem algumas aldeias como que ‘encravadas’ no meio da selva.
Na região, pratica-se uma agricultura de subsistência, sendo que a maioria da população é analfabeta. Por isso, os missionários da Igreja Católica têm procurado desenvolver projectos de apoio às famílias mais carentes, promovendo a educação das crianças.
No total, a missão dos padres piaristas em Kamda dá apoio a 484 famílias, o que permite ter o estatuto de paróquia independente. O problema é que não existe nenhuma igreja.
A Missa dominical, sempre bastante concorrida – muitas vezes com cerca de meio milhar de fiéis – é celebrada ao ar livre ao lado de um pequeno santuário dedicado à Virgem Maria.
A comunidade católica local ambiciona a construção de uma igreja não só para as celebrações religiosas mas também para funcionar como apoio a toda a actividade paroquial, nomeadamente ao nível do ensino das crianças. Para a concretização deste projecto foi apresentado um pedido de ajuda à Fundação AIS.
Ao longo de todo o ano passado, a Fundação AIS apoiou um total de 744 projectos de construção de igrejas, mas também de residências paroquiais, conventos, centros pastorais e seminários em todo o mundo.
PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt